O Governo do Ceará e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) assinaram, na tarde desta quinta-feira (13), o Termo de Adesão à Estratégia de Busca Ativa Vacinal (BAV). A cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, contou com a presença da vice-governadora Jade Romero; do representante da Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil; da secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho; e de outras autoridades.
O termo de adesão tem o objetivo de auxiliar os municípios a alcançarem a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde. A BAV inclui metodologia de mobilização social e plataforma para apoiar os governos municipais e estaduais na identificação, registro e monitoramento de crianças não vacinadas.
Com isso, a BAV permite o rastreamento da cobertura de vacinação de rotina de crianças e adolescentes. Assim, contribui para identificar e responder a vulnerabilidades que levam à não vacinação e, assim, estabelecer estratégias para encaminhamento dessas crianças aos serviços de saúde e atualizações de vacinação.
A Busca Ativa Vacinal é voltada aos dois mil municípios da Amazônia e do Semiárido que participam do Selo Unicef. No Ceará, 178 municípios aderiram à iniciativa. Exemplo em vacinação, com índices de 95% de cobertura vacinal, Baturité foi piloto dessa ação conjunta com o Unicef.
No ano de 2022, embora as coberturas vacinais não tenham alcançado as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, o Ceará apresentou resultados acima da média do país. Da mesma maneira, observa-se também no ano de 2023, até o momento. A melhor cobertura é da vacina BCG (75,23% este ano); enquanto o menor percentual está na imunização contra Febre Amarela (42,79%).