Matheus Alencar de Moraes, de 16 anos, estudante do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Farias Brito, conquistou a medalha de ouro na 64ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que aconteceu entre os dias 2 e 13 de julho em Chiba, no Japão. Este resultado não só é inédito para um cearense, como Alencar também segue como o único brasileiro medalhista de ouro na maior olimpíada de matemática do mundo.
Junto com Matheus, também estão outros dois alunos FB: Rodrigo Salgado, que traz para casa a medalha de prata, e Luiz Felipe Giglio, premiado com a de bronze. Eles integraram a equipe brasileira com mais três estudantes, de Goiânia e São Paulo. Todos foram selecionados para representar o país após serem premiados no Nível 3 da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
A IMO é considerada uma das competições mais difíceis do mundo, e foi sabendo disso que Matheus se dedicou desde os 11 anos de idade. “Desde criança, eu já sabia que queria passar em olimpíadas de Matemática. E o meu maior sonho era estar aqui na IMO. Agora, poder na minha primeira participação representar o Brasil e já conquistar o 1º ouro do Ceará é realizador. Esta, sem dúvidas, é uma das melhores experiências da minha vida”, revelou.
“Ele sempre foi uma criança esperta, perspicaz e cheia de ideias. Aos 2, já falava bem. Aos 4, entendia inglês. E, aos 7, começou a ganhar medalhas… Quando tinha 11 anos, ele bateu o pé e disse que queria muito ir para a IMO botar medo em chinês”, contou a mãe do adolescente, em relato orgulhoso nas redes sociais.
O cearense já acumula no currículo de competições o “ouro perfeito”, conquistado na olimpíada Cone Sul em 2022. “Tudo isso também só foi possível graças a uma intensa preparação que recebemos da nossa escola e do corpo de docentes que nos orientam e focam muito nesses resultados”, explicou.
Ao todo, a equipe brasileira chega da 64ª Olimpíada Internacional de Matemática trazendo uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. Na soma de pontuações, o time Brasil ficou na 16ª posição, com 161 pontos entre os 108 países.
Com informações de Farias Brito Notícias.