MENU

Pela 1ª vez na história, cearense é ouro na maior olimpíada de matemática do mundo

Ao todo, seis estudantes brasileiros participaram da competição internacional que aconteceu no Japão. Desses, três eram alunos do Colégio Farias Brito, do Ceará.
Os alunos premiados do Farias Brito na IMO 2023: Luiz Felipe Giglio (bronze), Matheus Alencar de Moraes (ouro) e Rodrigo Salgado (prata). (Foto: Divulgação/FB)

Matheus Alencar de Moraes, de 16 anos, estudante do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Farias Brito, conquistou a medalha de ouro na 64ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que aconteceu entre os dias 2 e 13 de julho em Chiba, no Japão. Este resultado não só é inédito para um cearense, como Alencar também segue como o único brasileiro medalhista de ouro na maior olimpíada de matemática do mundo.

Junto com Matheus, também estão outros dois alunos FB: Rodrigo Salgado, que traz para casa a medalha de prata, e Luiz Felipe Giglio, premiado com a de bronze. Eles integraram a equipe brasileira com mais três estudantes, de Goiânia e São Paulo. Todos foram selecionados para representar o país após serem premiados no Nível 3 da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

A IMO é considerada uma das competições mais difíceis do mundo, e foi sabendo disso que Matheus se dedicou desde os 11 anos de idade. “Desde criança, eu já sabia que queria passar em olimpíadas de Matemática. E o meu maior sonho era estar aqui na IMO. Agora, poder na minha primeira participação representar o Brasil e já conquistar o 1º ouro do Ceará é realizador. Esta, sem dúvidas, é uma das melhores experiências da minha vida”, revelou.

“Ele sempre foi uma criança esperta, perspicaz e cheia de ideias. Aos 2, já falava bem. Aos 4, entendia inglês. E, aos 7, começou a ganhar medalhas… Quando tinha 11 anos, ele bateu o pé e disse que queria muito ir para a IMO botar medo em chinês”, contou a mãe do adolescente, em relato orgulhoso nas redes sociais.

O cearense já acumula no currículo de competições o “ouro perfeito”, conquistado na olimpíada Cone Sul em 2022. “Tudo isso também só foi possível graças a uma intensa preparação que recebemos da nossa escola e do corpo de docentes que nos orientam e focam muito nesses resultados”, explicou.

Ao todo, a equipe brasileira chega da 64ª Olimpíada Internacional de Matemática trazendo uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. Na soma de pontuações, o time Brasil ficou na 16ª posição, com 161 pontos entre os 108 países.

Com informações de Farias Brito Notícias.

44
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

image (21)
Confira o que abre e o que fecha no feriado desta quinta-feira (30) em Fortaleza
foto site (45)
Empresárias miram o bem-estar íntimo feminino com lançamento de loja on-line em Fortaleza
foto site (1)
Chuva forte atrapalha trânsito nas ruas e avenidas em Fortaleza 
BPRE-da-PMCE-inicia-Operacao-Corpus-Christi-nesta-quarta-feira-29-2-1536x1025-1
Com 348 policiais, Operação Corpus Christi tem início nesta quarta-feira (29) no Ceará
logo-urbnews-redondo