O mundo se despede neste domingo (16), da atriz, modelo e cantora inglesa Jane Birkin, ícone da cultura na França entre os anos 1960 e 1970. A imprensa francesa reportou que a atriz de 76 anos foi encontrada em casa, sem vida, por sua cuidadora.
Nascida e criada em Londres, Jane Birkin ganhou notoriedade nos anos 60, a partir de seus papéis no cinema. Ela soma mais de 70 créditos de atuação. Em 1968, Jane se mudou para Paris, onde viveu pelo resto de sua vida, até chegando a se naturalizar francesa.
Um ícone fashion, Jane também foi responsável por emprestar seu nome à famosa bolsa Birkin, da grife francesa Hermes. Até hoje, o acessório é um dos mais exclusivos e caros da moda. Seu estilo pessoal casual chic marcou uma era, e ainda é inspiração para muitos estilistas e modelos nos dias de hoje.
Como cantora, é famosa pela polêmica música “Je t’aime, moi non plus”, banida em diversos países por seu conteúdo explícito. A canção foi gravada em dueto com Serge Gainsbourg, que veio a se tornar seu companheiro por 12 anos.
Os dois se conheceram quando contracenaram juntos no fime francês Slogan e juntos são pais de Charlotte Gainsbourg, também atriz, famosa por participar em diversos filmes de Lars Von Trier.
Como cantora, lançou 14 álbuns ao longo de sua carreira. Ela estava em turnê até ano passado, e já se planejava para fazer mais shows neste ano. Infelizmente, probelmas de saúde a fizeram cancelar diversas apresentações. Birkin deixa outras duas filhas.