As telinhas do cinema estão prestes a ficar cor de rosa. Um dos filmes mais aguardados do ano, o live-action “Barbie”, chega aos cinemas brasileiros no dia 20 de julho de 2023.
Com a direção de Greta Gerwig, a produção conta com orçamento de US$100 milhões e um elenco de peso, trazendo nomes conhecidos de Hollywood como os atores Margot Robbie e Ryan Gosling nos personagens de Barbie e Ken.
Barbie: estreia e curiosidades das gravações
Nesta versão Live-Action da Barbie, o público vai encontrar uma história bem diferente para a personagem que marcou uma geração de fãs da cultura pop.
O enredo traz o dia a dia em Barbieland, onde todas as versões da boneca vivem em harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e aproveitar festas.
Porém, uma delas começa a perceber que, talvez, sua vida não seja tão perfeita assim e acaba por questionar o sentido da própria existência o que a faz ser expulsa de Barbieland e viver no mundo real.
Pensando nesse enredo, a UrbNews separou 6 curiosidades acerca do filme mais cor de rosa do ano. Confira:
- Outras atrizes quase foram a Barbie antes de Margot Robbie
Com o projeto do filme circulando por Hollywood desde 2009, diversas atrizes foram cotadas para o papel da boneca. A primeira delas foi a comediante Amy Schumer (Descompensada), em 2016. Em seguida, houveram rumores de que Anne Hathaway (O Diabo veste Prada) faria o papel.
- Fonte usada na logo do filme
A fonte usada é a mesma daquelas vistas em bonecas Barbie, produtos e mercadorias, entre 1975 e 1991. Como em cada geração das bonecas há uma reformulação, esse detalhe, antes tirado de linha, foi resgatado para o filme.
- Estreia de Dua Lipa nos cinemas
A cantora Dua Lipa fará sua estreia nas telonas, interpretando uma das versões da boneca. Dua será uma Barbie sereia.
- A escassez da tinta rosa em todo o mundo
Já é sabido que a maior parte dos cenários do filme é rosa, com isso, a diretora Greta Gerwig, juntamente com a designer de produção Sarah Greenwood, revelaram que a produção do filme gerou escassez temporária de tinta rosa a nível global.
- A volta do Barbiecore
A cultura da Barbiecore, basicamente, é a tendência que se inspira no estilo característico da boneca da Mattel.
O retorno dessa cultura, segundo dados do Pinterest, tem marcado um aumento em maio deste ano, nas buscas globais por “barbiecore” e “moodboard barbie” em 980% e 1.290%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado.
- Disputa de gigantes
Com a estreia de grandes nomes nas telinhas como o novo “Missão: Impossível”, “Indiana Jones 5” e “Oppenheimer”, Tom Cruise twittou brincando: “Este verão está cheio de filmes incríveis para ver nos cinemas. Parabéns, Harrison Ford, pelos 40 anos de Indy e um dos personagens mais icônicos da história. Eu amo uma dose dupla, e não fica mais explosivo (ou mais rosa) do que um com ‘Oppenheimer’ e ‘Barbie’.”. Margot Robbie entrou na brincadeira e escreveu: “Missão aceita” e apareceu em fotos, ao lado de Greta, junto aos pôsteres dos filmes citados.
Barbie: entenda polêmicas e banimentos do filme em alguns países
Apesar de ser muito aguardado na maior parte dos cinemas do mundo, alguns países não irão permitir que o filme sequer entre em cartaz. O Vietnã está na lista de nações que já proibiram o lançamento do longa por lá, e as Filipinas podem seguir o mesmo exemplo de vizinho.
De acordo com o Deadline, as autoridades do Vietnã já emitiram comunicado informando que Barbie não será exibido no circuito comercial de cinemas do país. O motivo é uma cena em que um mapa da Ásia é exibido e, nele, aparece a controversa “linha das nove raias”.
A “linha das nove raias” é um termo que se refere a uma demarcação territorial no Mar da China Meridional imposta pelo governo chinês no século XX, na qual grande parte da região pertence à China. Porém, em 2016, O Vietnã, Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei contestaram a demarcação e obtiveram vitória no Tribunal de Haia, que determinou que a China não tem demarcações legais.
Para os países asiáticos, a existência da suposta cena viola a soberania deles como nação. Já a Warner Bros, produtora do filme, defende e nega qualquer implicação política intencional da linha e que ela é apenas um dos muitos símbolos usados em um mapa para transmitir as viagens de Barbie ao redor do mundo.