O Corona Open J-Bay, nona etapa do Circuito Mundial de Surfe 2023, segue a todo vapor na Baía de Jeffreys, África do Sul, onde é disputada desde a última quinta-feira (13). A janela de competição vai até o próximo dia 22.
Atual campeã feminina da prova, a brasileira Tatiana Weston-Webb teve seus percalços na primeira fase, tentou a repescagem nesta terça-feira (18) mas não conseguiu superar a australiana Stephanie Gilmore, que avança para as quartas de final da competição.
Também nesta manhã, Italo Ferreira, primeiro campeão olímpico da história do surfe, teve que abandonar sua bateria e ir direto para o hospital depois de aterrissar de mal jeito e lesionar o joelho direito. Pelas redes sociais, o potiguar agradeceu as mensagens de força e deu atualizações sobre seu estado.
“Eu tenho trabalhado bastante pra ser forte e evitar esse tipo de lesão, mas infelizmente existe o risco! Espero que não seja nada grave e consiga voltar o mais rápido possível, só que com outros planos! Porque eu não consigo alcançar o meu objetivo final”, escreveu.
Apesar de ter começado no dia 13 de julho, o Open J-Bay passou três dias sem disputas, em razão das fracas ondas, e foi reiniciado na segunda-feira (17). Toda a primeira fase masculina foi realizada antes da pausa.
Dos seis brasileiros na competição, quatro já avançaram para as oitavas de final: Yago Dora, classificado com as melhores pontuações; Gabriel Medina; João Chianca; e Filipe Toledo, campeão mundial de surf em 2022. Caio Ibelli também estava na disputa, mas perdeu na repescagem.
Entre os homens, dois brasileiros já conquistaram o título em J-Bay: Gabriel Medina em 2019 e Filipe Toledo em 2017 e 2018. Bons resultados nessa etapa são cruciais para entrar no top 5 da WSL. Os surfistas terão mais duas oportunidades para se classificar à grande final da temporada em Trestles, na Califórnia.
As oitavas de final masculinas já estão acontecendo no restante da manhã desta terça-feira (18). O Open J-Bay é transmitido ao vivo no site da World Surf League, no SporTV3 e Globoplay.