É do Brasil! Repetindo a dose de 2017 e 2018, Filipe Toledo é novamente campeão da etapa Open J-Bay do circuito mundial de surfe, realizada em Jeffrey’s Bay, na África do Sul. Ele derrotou o australiano Ethan Ewing com manobras impressionantes, que lhe renderam uma pontuação de 18.76, enquanto o oponente somou apenas 12.60.
Para chegar na final desta quarta-feira (19), Toledo teve que superar o fenômeno japonês Kanoa Igarashi, vice-campeão olímpico em 2021, que tirou Yago Dora da disputa nas quartas de final. Já Ethan Ewing havia acabado de eliminar o brasileiro Gabriel Medina nas semifinais.
Ainda na vitória das semis, Filipe já carimbou seu passaporte para Paris 2024. O surfista está provisoriamente classificado para os Jogos Olímpicos já que sua pontuação não pode ser mais alcançada por João Chianca, Yago Dora e Medina, que disputam a outra vaga.
Com o resultado na etapa sul-africana, Filipe Toledo também já garantiu sua vaga na grande final do circuito mundial, que reúne apenas os 5 melhores surfistas da temporada, marcada para acontecer em setembro, na Califórnia.
9.93 PARA O FILIPE TOLEDO!
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) July 19, 2023
9.93 PARA O FILIPE TOLEDO!
9.93 PARA O FILIPE TOLEDO!
9.93 PARA O FILIPE TOLEDO!
9.93 PARA O FILIPE TOLEDO!
9.93 PARA O FILIPE TOLEDO!
9.93 PARA O FILIPE TOLEDO! pic.twitter.com/5rxeGfw7xb
Na disputa feminina, o troféu da etapa de J-Bay foi para a estadunidense Lakey Peterson, que superou a australiana Molly Picklum na final.