MENU

Juventude Digital impacta a vida de jovens e movimenta a economia de Fortaleza

O programa oferece cursos online e presenciais nas áreas de programação, marketing, design, games, robótica, dados, entre outros.
Para Mayara Medina, 21 anos, que já fez seis cursos pelo programa, o JD foi de fundamental importância para a sua empregabilidade (Foto: Daniel Calvet/PMF)

Desde a criação do programa Juventude Digital (JD), lançado em 2021 pela Prefeitura de Fortaleza, cerca de 17 mil jovens já foram capacitados nas áreas de tecnologia e certificados para inserção no mercado de trabalho. São cursos nas áreas de programação, marketing, design, games, robótica, dados, entre outros. 

“O Juventude Digital começou a partir do entendimento de uma demanda muito forte na tecnologia e de uma juventude necessitando de empregabilidade. Fizemos várias pesquisas, sobre o perfil dos estudantes, vimos outros cursos semelhantes e ouvimos as empresas para entender o que é utilizado no mercado para ensinar aos nossos jovens”, explica Ianna Brandão, coordenadora do programa.

Os cursos acontecem nas modalidades online, presencial ou híbrida, e tem duração de 12 a 200h, a depender da oferta. Os certificados são válidos em todo o território nacional e é possível fazer até dois cursos simultaneamente. Para participar, é necessário ter de 15 a 29 anos e realizar a pré-inscrição no site do projeto, onde são divulgadas as capacitações disponíveis.

Coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), o projeto conta ainda com eventos, oficinas e formações com foco na área de tecnologia e empregabilidade, possibilitando que os estudantes desenvolvam, além do conhecimento técnico na área, habilidades emocionais para o mercado de trabalho. 

Letícia Freitas, de 26 anos, fez dois cursos de design pelo programa e atualmente estagia na área na empresa Pague Menos, parceira do JD. (Foto: Daniel Calvet/PMF)

Cerca de 30 empresas atuam em parceria com a prefeitura no projeto. Dentre elas, estão Normalabs, do grupo Normatel, Profectum e Lanlink. Para os parceiros, o programa possibilita a garantia da entrada de profissionais bem capacitados e motivados nas empresas. É o que explica Eric Iechaia, líder de Transformação Digital do grupo Normatel.

“Todo o programa tem somado à nossa equipe muito bem. Os jovens que têm entrado são muito bem capacitados, preparados e cheios de ideias que auxiliam bastante dentro da Normalabs, porque graças ao curso eles têm uma noção do fluxo de uma empresa de tecnologia. O Juventude Digital é um grande parceiro que nos convida a conhecer novos talentos e agregar à nossa empresa”, diz.

Luís Alberto Sabóia, presidente da Citinova. acredita que o impacto do programa para Fortaleza é imenso.“O setor de tecnologia, a economia digital, é determinante no contexto local e mundial. Capacitar os nossos jovens da escola pública […] é determinante para o futuro da economia da nossa cidade. Se nós tivermos a formação de mão de obra, somos capazes de atrair empresas e empregos e isso vai se refletir em crescimento econômico e qualidade de vida para a população”.

Para saber mais sobre o Juventude Digital e como se inscrever nos cursos, acesse aqui. Lembrando que os cursos são gratuitos, mas é necessário ter entre 15 e 29 anos.

115
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Notícias relacionadas:

Elmano declara apoio às polícias Civil e Militar para que "reajam com a força necessária" contra organizações criminosas
Ceará
Elmano declara apoio às polícias Civil e Militar para que "reajam com a força necessária" contra organizações criminosas
NOTICIAS-18 (40)_Easy-Resize.com
Ceará
Mais de 23 mil militares recebem o Cartão Fardamento com crédito anual de R$ 1 mil 
Data Magna: saiba o que abre e o que fecha durante o feriado no Ceará
Ceará
Data Magna: saiba o que abre e o que fecha durante o feriado no Ceará 
NOTICIAS-18 (39)_Easy-Resize.com
Ceará
Empresário de Brasília pousa em praia do Ceará para comprar porção de piaba frita
logo-urbnews-redondo