MENU

Ceará é 1º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do Nordeste

Na Educação, uma das três dimensões que compõem o Índice, o Estado registrou o segundo maior valor do IDH-M no País.
A importância do IDHM está em oferecer um panorama mais abrangente sobre o desenvolvimento humano de uma região, além de permitir comparações entre diferentes localidades. (Foto: Tatiana Fortes/Gov do Ceará)

O Ceará, em 2021, alcançou o 1º lugar no Nordeste e o 12º melhor no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) no ranking das unidades federativas. Na Educação, uma das três dimensões que compõem o índice (junto com Longevidade e Renda), o Estado registrou o segundo maior valor do País.

As boas notícias estão no Ipece/Informe de julho de 2023, publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O documento fez ainda uma análise histórica do IDH-M, comparando com dados de 11 anos atrás.

Em 2012, o Ceará ocupava a 15ª colocação no ranking entre os estados, passando para a 12ª em 2021. Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina alcançam, respectivamente, as três primeiras colocações em todos os anos analisados, enquanto Piauí, Maranhão e Alagoas estiveram nas últimas posições nos anos de 2012 e 2021. 

“Avaliando apenas os estados do Nordeste, o Ceará, tanto em 2012 quanto em 2021, ocupou a 1ª posição, demonstrando que o Estado, em sua região, teve as melhores condições de desenvolvimento humano de sua população, relacionadas, sobretudo, à renda, à educação e à longevidade”, observa Cleyber Medeiros, um dos autores do estudo.

Ele explica que, entre 2012 e 2021, os Estados que apresentaram os maiores crescimentos relativos foram, na sua maioria, os que já tinham baixos índices em anos anteriores, talvez por apresentarem uma menor base de comparação. E cita exemplo: Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo alcançaram os menores crescimentos relativos no período analisado porque já tinham um índice do IDH-M considerado alto.

“Não obstante, a análise do crescimento relativo, torna-se importante para avaliar se os estados que estavam em pior situação em anos anteriores conseguiram evoluir. Nesse sentido, merece destaque Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pernambuco, que registraram as maiores taxas de crescimento relativo no intervalo 2012/2021”, Cleyber completa.

Importância

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado para retratar o nível de desenvolvimento humano de um país. Como medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: Educação, Longevidade e Renda; o índice varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. 

Calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anualmente para países e apresentado em relatórios, no ano passado, em seu mais recente relatório 2021-2022, depois de 32 anos, o índice caiu globalmente, por dois anos consecutivos sendo com um dos principais fatores a pandemia de covid-19.

O PNUD Brasil vem calculando o IDH-M que segue as mesmas três dimensões do IDH Global, adequando a metodologia ao contexto brasileiro. Para os anos de 1991, 2000 e 2010, o PNUD Brasil lançou os dados para os municípios brasileiros e o Ipece publicou um relatório de análise desses resultados. O mesmo aconteceu recentemente, quando o PNUD publicou a série de 2012 a 2021 do IDH-M para todos estados.

A importância do IDHM está em oferecer um panorama mais abrangente sobre o desenvolvimento humano de uma região, além de permitir comparações entre diferentes localidades. O índice pode ajudar a identificar, por exemplo, desigualdades sociais e educacionais, bem como auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

41
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

pefoce portal_Easy-Resize.com
Ceará
Ceará é o 2º do Brasil e 1º do Nordeste em identificação de pessoas desaparecidas
Centenária e reinaugurada, Ponte dos Ingleses registra grande movimentação no fim de semana
Ceará
Centenária e reinaugurada, Ponte dos Ingleses registra grande movimentação no fim de semana
VLT evita colisão com homem deitado em via férrea de Fortaleza com sinais de embriaguez 
Ceará
VLT evita colisão com homem deitado em via férrea de Fortaleza com sinais de embriaguez 
Design sem nome - 2024-09-14T164654.457_Easy-Resize.com
Ceará
Requalificação do Ginásio Poliesportivo da Parangaba e urbanização do entorno é concluída neste sábado 
logo-urbnews-redondo