MENU

Educação e conscientização marcam Dia do Motociclista; categoria lidera ranking de acidentes fatais   

Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) alerta motociclistas quanto ao uso do capacete que, quando afivelado corretamente, reduz em até 40% o número de mortes e em 70% a probabilidade de lesões graves
Os usuários de motocicletas representaram quase metade das mortes no trânsito da capital em 2022. (Foto: Kaio Machado/PMF)

Cada dia mais motociclistas estão nas ruas, como apontam novos dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Só no primeiro semestre de 2023, a venda de motos aumentou 22,5% no Brasil,  com um total de 780.070 unidades emplacadas no período. 

Com esse aumento no número de motos em circulação — impulsionado também pela crescente demanda por motociclistas a serviço de aplicativos — aumentam os índices de acidentes no trânsito, nos quais os motociclistas lideram as estatísticas de mortalidade.

Em 2022, ano em que Fortaleza alcançou o 8º ano consecutivo de redução de mortes no trânsito, os motociclistas corresponderam a 47% dos óbitos nas vias; 75 das 158 mortes registradas. Apesar de ser uma redução de cerca de 13% nesse número em relação ao ano anterior, a maior exposição desse público nas vias merece preocupação. 

A estudante universitária Julia Ribeiro, 22, envolveu-se em um acidente de trânsito em novembro de 2022, no cruzamento entre as Ruas Dom Lino e Gustavo Sampaio, no bairro Parquelândia, em Fortaleza. Um motociclista avançou o sinal vermelho e foi atingido pelo carro da jovem, que voltava da academia por volta das 22 horas. 

“A sorte foi que, apesar de ele estar bem rápido, o sinal tinha acabado de abrir e meu carro estava a uns 10km/h, então consegui parar. Como ele bateu apenas no “focinho” do carro, o motoqueiro se jogou para o lado e acabou escorregando para debaixo do carro parado, então ele só teve uns arranhões”, relata a motorista.

O motociclista em questão foi atendido no local pela estudante de Direito e por outros motoristas que testemunharam o ocorrido. “Ele disse de imediato que tinha a culpa no acidente” relata Julia, que se ofereceu a levar o motoqueiro para o hospital, mas ele recusou.

“Segundo o motorista, a moto dele estava com algum problema no freio, e isso fez com que ele não conseguisse parar. Mas ao mesmo tempo, a gente sabe que não é incomum as pessoas cruzarem sinais vermelhos em áreas menos movimentadas em horários mais tarde da noite”, analisa a jovem.

Educação e conscientização

Um estudo da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza aponta que os motociclistas entregadores de aplicativo percorrem de 70 a 120 quilômetros diariamente. Para o órgão, o volume de entregas e a carga horária de trabalho, que se estende por até 11 horas diariamente, pode ter relação com as infrações mais comuns cometidas, como avanço de sinal de vermelho e trafegar acima da velocidade permitida.

Pensando nisso, ao longo do ano, a Autarquia está direcionando treinamentos de pilotagem segura a esse público em parceria com a Associação dos Trabalhadores de Aplicativos de Fortaleza (ATAF). Nesta quinta-feira (27), Dia do Motociclista, mais uma mobilização acontece na Av. Desembargador Gonzaga, próximo à Igreja da Glória, a partir das 15 horas.

Durante a abordagem, serão distribuídos folhetos com orientações de segurança viária. O principal objetivo é alertar quanto ao uso do capacete que, quando afivelado corretamente, reduz em até 40% o número de mortes e em 70% a probabilidade de lesões graves.

Redução de velocidade

Outra iniciativa que é foco das ações da AMC e pode prevenir acidentes graves, inclusive com motociclistas, é a redução da velocidade máxima em algumas das maiores vias de circulação da capital. Já foram pelo menos 50 vias readequadas, incluindo as avenidas Dom Manoel, Aguanambi, Porto Velho e Treze de Maio.

Segundo a AMC, o número de acidentes com mortes caiu 68,1% nas vias onde a velocidade foi readequada. A Avenida Leste-Oeste, primeira da capital a operar com 50 km/h, tinha uma média de 11 óbitos por ano e, em 2022, nenhuma morte foi registrada. Apesar disso, a medida gera repercussão entre os fortalezenses, que se polarizam na questão.

“Sem dúvidas, a redução de velocidade das ruas ajuda a prevenir que os acidentes tenham resultados mais sérios, ainda que ela não ajude a prevenir a maioria dos acidentes em si”, avalia a estudante Julia Ribeiro que, após o susto do acidente, passou a ser ainda mais cautelosa no volante. Para ela, porém, a medida por si só não é suficiente.

“Na minha opinião, o problema do projeto de redução é que eu não tenho visto ele ser acompanhado de uma fiscalização efetiva. Não adianta colocar em todas as ruas o limite de 50km/h, a contragosto da maior parte dos motoristas, se não forem tomadas medidas para fiscalizar o cumprimento dessa medida”, finaliza.

88
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Notícias relacionadas:

Manifestantes se reúnem na Praça Portugal, em Fortaleza, com pedidos de anistia
Ceará
Manifestantes se reúnem na Praça Portugal, em Fortaleza, com pedidos de anistia
Catedral Metropolitana de Fortaleza recebe relíquia do beato Carlo Acutis neste sábado (15)
Ceará
Catedral Metropolitana de Fortaleza recebe relíquia do beato Carlo Acutis neste sábado (15)
WhatsApp-Image-2025-03-14-at-20.13.05
Ceará
Edital para concurso de delegado da Polícia Civil do Ceará com 100 vagas é lançado
Chuvas permanecem até a noite de domingo(16), segundo previsão da Funceme
Ceará
Ceará deve registrar chuvas até a noite de domingo (16), segundo previsão da Funceme
logo-urbnews-redondo