MENU

Saiba como a Inteligência Artificial pode impactar o mercado de trabalho

Algumas aplicações que contam com a inteligência artificial, como o Chat GPT, tem se popularizado de uma maneira surpreendente, atingindo 100 milhões de usuários, e podem ser aliadas profissionais. Conheça outros aplicativos úteis na nossa lista.
A inteligência artificial já está causando impactos no mercado de trabalho e levantando outras teorias. (Foto: Freepik).

O mundo do trabalho está em constante transformações, e muito em breve a tendência é que ele sofra mais um impacto na sua formatação, sobretudo com os avanços da Inteligência Artificial. Hoje, já existem alguns aplicativos que possuem essa ferramenta e tem ajudado milhares de pessoas nas suas obrigações diárias. 

A exemplo, o Chat GPT, que se popularizou de uma maneira surpreendente, atingindo 100 milhões de usuários ativos em janeiro deste ano, apenas dois meses após o lançamento, em novembro de 2022. Os dados são de um relatório divulgado pelo banco suíço UBS, em fevereiro último.

Para se ter uma ideia do quanto a IA está sendo febre entre os usuários, se compararmos os dados da Sensor Tower sobre o Instagram e o TikTok, no caso do primeiro, foram necessários dois anos e meio para ter 100 milhões de usuários em um mês, a rede chinesa, por sua vez, precisou de nove meses para atingir a marca.

O Brasil é o quinto país no mundo que mais acessa ao Chat GPT, conforme apontou relatório divulgado pelo Semrush, uma plataforma especializada em monitoramento de presença online. O Semrush coletou dados de janeiro de 2023, tanto do tráfego do site da OpenAI quanto das pesquisas na web relacionadas ao tema.

O arquiteto Elton Pitombeira, é um dos usuários que fez do Chat GPT, um aliado na busca por otimização de tempo e produtividade. “No caso da arquitetura em que precisamos, por exemplo, saber informações relacionadas a legislação como a nbr 9050 a ferramenta otimiza muito o tempo de pesquisa respondendo questões objetivas, ou indicando estratégias projetuais, porém claro que a decisão final fica a nosso critério”, conta. 

A inteligência artificial entra na história

O Chat GPT é um recurso da inteligência artificial, que, em sua essência, nada mais é do que um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e programas capazes de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. 

O principal objetivo da IA é criar máquinas que possam perceber, raciocinar, aprender e tomar decisões de forma autônoma, simulando a capacidade humana de resolver problemas complexos. Se partirmos desse ponto de vista, logo temos uma potencial aliada não só para a vida comum, mas também para o nosso trabalho.

Um dos braços da inteligência artificial que cairia como luva para facilitar a vida das pessoas no trabalho, seria a automação de tarefas, que, de forma sintetizada é uma etapa da Gestão de Processos de Negócios (BPM) que consiste em identificar tarefas repetitivas, que poderiam ser realizadas sem a intervenção humana.

Automação de tarefas

A professora Ticiana Linhares, membro do Insight Lab, laboratório de pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade Federal do Ceará (UFC) e

mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará – Brasil / University of Alberta – Canadá, afirma que podemos analisar o impacto da automação de tarefas por duas vertentes. 

Uma positiva. “Se eu estou automatizando uma tarefa, eu tenho menos chance de cometer erros humanos. Eu tenho ali algo que é processado em tempo real muitas vezes”. 

Ela menciona o trabalho manual feito por um humano em manipular dados todos os dias com várias planilhas diferentes, além de necessitar contabilizar esses dados para chegar num resultado final. “Se eu tenho algo inteligente que faz essa contabilização que junta dados, que integra dados, que busca por esses valores, automaticamente, isso dá uma confiabilidade maior no resultado que eu estou buscando”, diz. 

“Então, ajuda bastante no mercado de trabalho também, eu conseguir dar mais confiabilidade também nos serviços que as pessoas estão fazendo porque elas vão estar manipulando informações que são confiáveis”, completa. 

Pontos negativos

No entanto, há uma outra vertente citada por Ticiana, que beira para o lado negativo. “Algo mais operacional, de repente ser extinto, como uma vaga de trabalho”. Mas ela refuta que podem surgir outras vagas a partir desse novo modelo de trabalho com a inteligência artificial. “Vagas orientadas aí a trabalhar com dados, a manipular dados, a fazer descoberta de conhecimento através de dados, o que a gente sabe é aqueles posts tradicionais de empregos muito operacionais, eles estão em decadência”, afirma. 

Para o engenheiro Helton Uchoa, criador de Hubs de Inovação, CEO do Grupo UTEI e presidente do Instituto Teslando, o início da IA está muito relacionado a um perfil mais técnico, um perfil voltado à ciência de dados, programação, a modelos matemáticos, envolvendo redes neurais. “É um perfil muito técnico, o movimento começou dessa forma”.

No entanto, segundo ele, quando se analisa essa evolução para IA generativa, por exemplo, o caso do Chat GPT, está trazendo para uma possibilidade de outros perfis estarem trabalhando. “Por exemplo, o perfil de um analista, que vai entender quais são as informações necessárias a ser colocados naquela estrutura ali para poder construir as respostas necessárias para aquele problema que está sendo analisado”, comenta.

Uchoa diz ainda que a medida que a Inteligência Artificial vai ganhando formato comercial para atender diversos setores, certamente terá uma variedade de profissionais com perfis diferentes podendo interagir de maneiras diferentes com esses tipos de produtos que vão chegar no mercado. “Então temos aí uma perspectiva de variar mais os perfis que vão trabalhar com IA, na medida que ela vai se democratizando com as novas ferramentas que estão chegando no mercado”.

O arquiteto Elton segue a mesma linha de raciocínio de Ticiana e não acredita que na atual fase essa tecnologia seja prejudicial pelo menos não na sua área. “Porém um ponto importante a considerar é que esse desenvolvimento seja feito de forma controlada e ética de modo a não causar prejuízos para o desempenho das atividades laborais levando em consideração o campo tecnológico totalmente novo que estamos explorando”, pontua.

Pontos Positivos 

Embora haja algumas ressalvas, Ticiana enxerga bem mais algo positivo com a automação das tarefas no mercado de trabalho do que algo negativo. “Porque quando eu automatizo uma tarefa, eu estou inclusive permitindo que outras pessoas que fariam aquilo manualmente possam dedicar o seu tempo a fazer outras atividades, a fazer uma curadoria melhor de outras atividades”, defende.

A professora diz que o humano vai continuar sendo útil, para rotular uma base, onde se tenha poucos dados rotulados. Por exemplo, identificar fake news, identificar vídeos de notícias falsas. Segundo ela, as bases de dados para isso são bem menores em relação a outras. 

“Se eu puder, empregar pessoas, que façam essa rotulação, que identifiquem ‘oh essa notícia é falsa’ e deixem isso disponível para que os cientistas de dados consigam fazer algoritmos que consigam prever para novas notícias, se aquilo é falso, se tem um viés de ódio, seria essencial e a gente precisa do humano para anotar”, afirma. 

Ela reforça que nós vamos cada vez mais conseguir melhorar as inteligências que já existem caso tenhamos dados anotados e esses dados anotados dependem de humanos, que os anotem.  

Helton Uchoa, que também é criador de Hubs de Inovação, conta que algumas das empresas para qual trabalha, estão utilizando muito o Chat GPT para poder trabalhar com modelos mais de simplificação de fato dos trabalhos do dia a dia. 

Para ele, o importante é entender que é possível usar a IA de formas diferentes, com perfis diferentes de pessoas. “O importante no final das contas é o seguinte: toda inovação tem que buscar a otimização do processo, reduzir tempo de trabalho manual, tudo isso voltado para melhorar o processo de trabalho, fazer algo de maneira melhor do que era feito antes”, afirma.

Sobre os frutos que já estão sendo colhidos pelas empresas ao terem aderido à Inteligência Artificial, Uchoa diz que em relação ao Chat GPT, as empresas que estão utilizando já estão colhendo benefícios de imediato. “Aquelas que estão em soluções mais sofisticadas normalmente levam mais tempo para você ter o retorno”. 

“São retornos que impactam normalmente financeiramente a empresa, no sentido de trazer um retorno maior a médio e longo prazo, mas cada um tem a sua jornada, cada um tem seu momento para poder trabalhar ali com a IA de diferentes formas, diferentes maneiras”, finaliza.

Listamos abaixo algumas aplicações, além do Chat GPT, que contam com a inteligência artificial e podem ser úteis no seu trabalho ou mesmo na vida cotidiana. 

1) Brandsnap: encontra o nome ideal pro seu negócio. http://brandsnap.ai

2) Looka: cria logos e todo o branding da sua empresa. http://looka.com

3) Durable: constrói um site completo em 30s. http://durable.co

4) Scribe: automatiza a documentação de processos. http://scribehow.com

5) Vimcal: organiza sua agenda pra você. http://vimcal.com

6) Alphawatch: simplifica fazer pesquisas de mercado. http://alphawatch.ai

7) Zapier: integra os apps que você usa num só lugar. http://zapier.com

8) Wisdolia: gera flashcards automaticamente. http://wisdolia.com

9) MemeCam: cria memes com sua fotos. http://memecam.ai

10) Deepgram: transcreve áudios em textos com acurácia. http://deepgram.com

O que é o Chat GPT

O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Ele foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos Estados Unidos, chamado OpenAI, com sede em San Francisco. O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”.

Ele é alimentado com uma grande quantidade de dados textuais e treinado para gerar respostas coesas e relevantes em conversas com os usuários.

O ChatGPT é capaz de entender e gerar texto em uma variedade de tópicos e contextos. Ele pode responder a perguntas, fornecer informações, realizar tarefas específicas e até mesmo participar de conversas informais. Seu treinamento extensivo permite que o modelo gere respostas de forma criativa e natural, tornando a interação com os usuários mais fluente.

“Ele é bem direto e muitas vezes acrescenta informações que podem ajudar você nas atividades”, diz Elton. 

O engenheiro Helton Uchoa, acredita que o fenômeno do Chat GPT está muito associado a como foi construída a interação com o usuário, a simplificação do modelo de interação com o usuário que permitiu que a experiência do usuário fosse realmente uma experiência simples, rápida e prática.

“Tudo hoje que é simples e prático que o ser humano, possa utilizar ali de maneira imediata, sem muita preocupação, sem muita necessidade de estudar, normalmente tem uma possibilidade de sucesso mais rápido, então o Chat GPT veio nessa esteira, de colocar a IA num modelo onde qualquer pessoa pudesse acessar sem conhecimento prévio de nada”, diz.

45
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site berg (59)
Eletromidia Piauí marca presença na edição de estreia da CASACOR em Teresina
Fotos (3)
Compras na Shopee e Shein: entenda em 6 pontos o que a Câmara votou nesta terça
INSS-1-768x459
INSS fecha no feriado de Corpus Christi e bancos têm funcionamento parcial
Modelo ajuste foto (17)
De tradição italiana, Doc Trattoria & Wine Bar inaugura a primeira pizzaria nesta quarta (29)
logo-urbnews-redondo