MENU

Farmácias começam a realizar testes de HIV, dengue e hepatite a partir de terça-feira (1º)

No total, 47 exames de análises clínicas foram liberados pela Anvisa em maio. Até então, as farmácias só podem realizar exames de Covid-19 e glicemia.
Segundo a Anvisa, a medida busca ampliar o acesso da população ao diagnóstico clínico. (Foto: Divulgação)

A partir desta terça-feira (1º), farmácias de todo país estão autorizadas a realizarem 47 exames de análises clínicas. A permissão foi emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em maio deste ano. Até então, as farmácias só podiam realizar exames de Covid-19 e glicemia.

Entre os testes que serão liberados estão HIV, dengue, colesterol, malária, hepatite, entre outros testes rápidos, ou seja, que não necessitam de envio para laboratórios, com todas as etapas sendo realizadas no estabelecimento.

Segundo a Anvisa, a medida busca ampliar o acesso da população ao diagnóstico clínico. “Foram desenvolvidos novos instrumentos e equipamentos, tecnologias, metodologias e processos tecnológicos que propiciaram mais agilidade aos exames de análises clínicas e maior segurança aos pacientes”, afirmou o órgão em nota.

“Principalmente após a pandemia, as farmácias se tornaram muito mais do que pontos de venda de medicamentos. São centros de saúde, representam um importante reforço na atenção primária. E esse novo momento irá reforçar ainda mais esse papel”, destaca Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca e diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma).

Pague Menos & Extrafarma oferecem cerca 60 serviços de saúde

Há 10 anos, muito antes da atualização da norma da Anvisa, a Pague Menos — um dos maiores grupos do setor farmacêutico no país — já oferecia serviços essenciais de saúde em mais de 1.100 consultórios farmacêuticos em todo o país, com salas exclusivas para atendimento de saúde primária.

A Pague Menos disponibiliza testes de sífilis, dengue, malária, Covid e Influenza, chikungunya, PSA, hepatite C, zika, teste de gravidez Beta HCG, Vitamina D, Hemoglobina glicada, perfil lipídico, anemia, HIV, ácido úrico, TSH, entre outros.

O agendamento é simples e existem duas maneiras de conhecer os serviços de saúde oferecidos pela Pague Menos & Extrafarma: acessar uma das mais de 1.600 lojas da empresa distribuídas pelo país que contam com os consultórios farmacêuticos ou agendando diretamente pelo site.

Nesses espaços reservados, com a assistência do farmacêutico, os pacientes também têm acesso à teleconsulta, permitindo que esse cliente relate seus sintomas para um médico por meio de uma videoconferência. Entre as especialidades dos médicos, estão clínico geral, nutricionista e psicólogo.

“Acreditamos que um Hub de Saúde em nossas 1600 farmácias pode ser a solução para oferecer acesso rápido e eficaz à saúde básica”, afirma Renato Camargo, VP de Marketing e Relacionamento da Pague Menos & Extrafarma.

“Com a possibilidade de atendimento médico por teleinterconsulta, exames rápidos, medicamentos e acolhimento disponíveis nas farmácias locais, podemos ajudar a desafogar o atual sistema básico de saúde. Cerca de 80% dos atendimentos em prontos-socorros podem ser feitos remotamente, e essa é a nossa proposta revolucionária: simplificar e democratizar o acesso à saúde para milhões de brasileiros”, finaliza.

32
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)

Notícias relacionadas:

STJ determina manutenção de 85% do efetivo de trabalho do INSS
Brasil
STJ determina manutenção de 85% do efetivo de trabalho do INSS
aeroporto_guarulhos
Brasil
Saiba como comprar passagem de avião por R$ 200 no Voa Brasil
Design sem nome (10)_Easy-Resize.com
Brasil
Entenda como funciona o pente-fino do INSS e quem será convocado
movimentacao-aeroporto-bsb_mcamgo_abr_211220211818-3
Brasil
Governo lança primeira fase de projeto com passagens aéreas a R$ 200 para aposentados
logo-urbnews-redondo