A partir desta terça-feira (1º), farmácias de todo país estão autorizadas a realizarem 47 exames de análises clínicas. A permissão foi emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em maio deste ano. Até então, as farmácias só podiam realizar exames de Covid-19 e glicemia.
Entre os testes que serão liberados estão HIV, dengue, colesterol, malária, hepatite, entre outros testes rápidos, ou seja, que não necessitam de envio para laboratórios, com todas as etapas sendo realizadas no estabelecimento.
Segundo a Anvisa, a medida busca ampliar o acesso da população ao diagnóstico clínico. “Foram desenvolvidos novos instrumentos e equipamentos, tecnologias, metodologias e processos tecnológicos que propiciaram mais agilidade aos exames de análises clínicas e maior segurança aos pacientes”, afirmou o órgão em nota.
“Principalmente após a pandemia, as farmácias se tornaram muito mais do que pontos de venda de medicamentos. São centros de saúde, representam um importante reforço na atenção primária. E esse novo momento irá reforçar ainda mais esse papel”, destaca Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca e diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma).
Pague Menos & Extrafarma oferecem cerca 60 serviços de saúde
Há 10 anos, muito antes da atualização da norma da Anvisa, a Pague Menos — um dos maiores grupos do setor farmacêutico no país — já oferecia serviços essenciais de saúde em mais de 1.100 consultórios farmacêuticos em todo o país, com salas exclusivas para atendimento de saúde primária.
A Pague Menos disponibiliza testes de sífilis, dengue, malária, Covid e Influenza, chikungunya, PSA, hepatite C, zika, teste de gravidez Beta HCG, Vitamina D, Hemoglobina glicada, perfil lipídico, anemia, HIV, ácido úrico, TSH, entre outros.
O agendamento é simples e existem duas maneiras de conhecer os serviços de saúde oferecidos pela Pague Menos & Extrafarma: acessar uma das mais de 1.600 lojas da empresa distribuídas pelo país que contam com os consultórios farmacêuticos ou agendando diretamente pelo site.
Nesses espaços reservados, com a assistência do farmacêutico, os pacientes também têm acesso à teleconsulta, permitindo que esse cliente relate seus sintomas para um médico por meio de uma videoconferência. Entre as especialidades dos médicos, estão clínico geral, nutricionista e psicólogo.
“Acreditamos que um Hub de Saúde em nossas 1600 farmácias pode ser a solução para oferecer acesso rápido e eficaz à saúde básica”, afirma Renato Camargo, VP de Marketing e Relacionamento da Pague Menos & Extrafarma.
“Com a possibilidade de atendimento médico por teleinterconsulta, exames rápidos, medicamentos e acolhimento disponíveis nas farmácias locais, podemos ajudar a desafogar o atual sistema básico de saúde. Cerca de 80% dos atendimentos em prontos-socorros podem ser feitos remotamente, e essa é a nossa proposta revolucionária: simplificar e democratizar o acesso à saúde para milhões de brasileiros”, finaliza.