MENU

Pela 1ª vez, Seleção Brasileira conta com apoio de psicóloga em uma Copa do Mundo

A psicóloga Jassyara Ribeiro, especialista em psicologia do esporte com trabalho em Fortaleza, avalia como o trabalho de Marina Gusson com a Seleção tem um impacto sobre as jogadoras.
A derrota brasileira depois do último jogo contra a França. (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Com apenas dois jogos disputados na Copa do Mundo FIFA de futebol feminino, que teve início no último dia 20 de julho, a Seleção Brasileira já experimentou tanto o doce sabor da vitória — com a goleada em cima do Panamá — quanto o amargor da derrota, que infelizmente veio neste sábado (29) contra a França.

Em ambos os casos, é importante que a equipe brasileira esteja com a moral e o psicológico intactos para seguir firme no torneio. Nesta competição, inclusive, há um reforço extra nesse sentido: Marina Gusson. Ela é a primeira psicóloga a participar de todo o ciclo de Copa do Mundo de uma Seleção Brasileira — masculina e feminina.

A psicóloga da Seleção Brasileira feminina, Marina Gusson. (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Nos últimos quatro anos, Marina tem sido peça chave na conexão da treinadora sueca Pia Sundhage com o time. A psicóloga Jassyara Ribeiro, especialista em psicologia do esporte com trabalho em Fortaleza, avalia como o trabalho de Gusson com a Seleção tem um impacto sobre as jogadoras.

“É impossível falar sobre a atuação da psicóloga do esporte junto à seleção brasileira feminina de futebol sem falar da satisfação de nós psicólogos do esporte, enquanto categoria, de perceber que as pessoas, os times, os clubes, os atletas têm realmente se atentado para a necessidade de cuidar da mente assim como cuidam do corpo, assim como pensam na técnica, na tática…“

Jassyara reforça que, apesar da novidade do acompanhamento direto nessa Copa, o trabalho de Marina Gusson junto à seleção feminina não é algo de agora. “Há anos ela tem acompanhado as meninas. E é um trabalho realmente de conscientização sobre a importância da saúde mental, mas também é um trabalho voltado para comunicação, liderança, leveza dentro do processo, unidade, time, grupo…”, completa.

A psicóloga Jassyara Ribeiro, especialista em psicologia do esporte com trabalho em Fortaleza. (Foto: Reprodução/Instagram @jassyribeiropsi)

A atenção de Marina Gusson na Seleção Brasileira acontece tanto para as individualidades quanto para o coletivo. Mas, apesar de ser peça chave na manutenção da performance da equipe, a atuação do psicólogo do esporte não é garantia de vitória, como ressalta Jassyara Ribeiro.

“Não é sobre ganhar. É sobre se entregar por inteiro. Sobre aprender a lidar com frustração, com pressão, é aprender a ganhar e a perder, porque muitas vezes o atleta perde, o time perde e termina se perdendo emocionalmente, saindo de jogo. Então, acredito que o trabalho da Marina junto junto à seleção está pra realmente como unidade”, finaliza a especialista.

A Seleção Brasileira volta a jogar na próxima quarta-feira (2), contra a Jamaica, a partir das 7h (horário de Brasília). A partida, realizada no Melbourne Rectangular, em Melbourne (AUS), será transmitida ao vivo na Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV.

Um momento de motivação no vestiário da equipe (Foto: Thais Magalhães/CBF)

83
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

Design sem nome (16)_Easy-Resize.com_Easy-Resize.com
Com Arena Castelão entre os palcos, Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina em 2027
Design sem nome (12)_Easy-Resize.com
Vagner Mancini reclama do campo da Arena Castelão em vitória do Ceará
foto site (52)
CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS
foto site (51)
Fortaleza empata com Boca Juniors aos 90 minutos e segue líder do grupo D na Sulamericana
logo-urbnews-redondo