MENU

Pela 1ª vez, Seleção Brasileira conta com apoio de psicóloga em uma Copa do Mundo

A psicóloga Jassyara Ribeiro, especialista em psicologia do esporte com trabalho em Fortaleza, avalia como o trabalho de Marina Gusson com a Seleção tem um impacto sobre as jogadoras.
A derrota brasileira depois do último jogo contra a França. (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Com apenas dois jogos disputados na Copa do Mundo FIFA de futebol feminino, que teve início no último dia 20 de julho, a Seleção Brasileira já experimentou tanto o doce sabor da vitória — com a goleada em cima do Panamá — quanto o amargor da derrota, que infelizmente veio neste sábado (29) contra a França.

Em ambos os casos, é importante que a equipe brasileira esteja com a moral e o psicológico intactos para seguir firme no torneio. Nesta competição, inclusive, há um reforço extra nesse sentido: Marina Gusson. Ela é a primeira psicóloga a participar de todo o ciclo de Copa do Mundo de uma Seleção Brasileira — masculina e feminina.

A psicóloga da Seleção Brasileira feminina, Marina Gusson. (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Nos últimos quatro anos, Marina tem sido peça chave na conexão da treinadora sueca Pia Sundhage com o time. A psicóloga Jassyara Ribeiro, especialista em psicologia do esporte com trabalho em Fortaleza, avalia como o trabalho de Gusson com a Seleção tem um impacto sobre as jogadoras.

“É impossível falar sobre a atuação da psicóloga do esporte junto à seleção brasileira feminina de futebol sem falar da satisfação de nós psicólogos do esporte, enquanto categoria, de perceber que as pessoas, os times, os clubes, os atletas têm realmente se atentado para a necessidade de cuidar da mente assim como cuidam do corpo, assim como pensam na técnica, na tática…“

Jassyara reforça que, apesar da novidade do acompanhamento direto nessa Copa, o trabalho de Marina Gusson junto à seleção feminina não é algo de agora. “Há anos ela tem acompanhado as meninas. E é um trabalho realmente de conscientização sobre a importância da saúde mental, mas também é um trabalho voltado para comunicação, liderança, leveza dentro do processo, unidade, time, grupo…”, completa.

A psicóloga Jassyara Ribeiro, especialista em psicologia do esporte com trabalho em Fortaleza. (Foto: Reprodução/Instagram @jassyribeiropsi)

A atenção de Marina Gusson na Seleção Brasileira acontece tanto para as individualidades quanto para o coletivo. Mas, apesar de ser peça chave na manutenção da performance da equipe, a atuação do psicólogo do esporte não é garantia de vitória, como ressalta Jassyara Ribeiro.

“Não é sobre ganhar. É sobre se entregar por inteiro. Sobre aprender a lidar com frustração, com pressão, é aprender a ganhar e a perder, porque muitas vezes o atleta perde, o time perde e termina se perdendo emocionalmente, saindo de jogo. Então, acredito que o trabalho da Marina junto junto à seleção está pra realmente como unidade”, finaliza a especialista.

A Seleção Brasileira volta a jogar na próxima quarta-feira (2), contra a Jamaica, a partir das 7h (horário de Brasília). A partida, realizada no Melbourne Rectangular, em Melbourne (AUS), será transmitida ao vivo na Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV.

Um momento de motivação no vestiário da equipe (Foto: Thais Magalhães/CBF)

93
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

Design sem nome (91)
Esporte
Léo Condé comemora vitória do Ceará neste domingo: ‘Resultado muito importante’
Ceará registra recorde de público da Série B 2024 em vitória contra o Operário
Esporte
Ceará registra recorde de público da Série B 2024 em vitória contra o Operário
O Ceará venceu o Operário-PR por 2 a 1 em partida realizada neste domingo (8), na Arena Castelão. Com um público estimado na casa dos 40 mil torcedores, a partida foi válida pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.  Quem abriu o placar a favor do Vozão foi Aylon, aos 43 do 1º tempo, e logo depois Erick Pulga, marcou aos 28 do 2º tempo. Com o resultado, o Ceará chegou aos 39 pontos, ficou na 5ª colocação e se aproximou do G4.
Esporte
Com gols de Aylon e Erick Pulga, Ceará vence o Operário e se aproxima do G4
Brasil encerra em 5° no quadro de medalhas e conquista sua melhor campanha em Paralimpíadas
Esporte
Brasil encerra em 5° no quadro de medalhas e conquista sua melhor campanha em Paralimpíadas
logo-urbnews-redondo