Nesta semana, os clubes brasileiros iniciaram sua caminhada no mata-mata da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. Ao todo, 13 times nacionais disputam as cobiçadas vagas nas quartas dos torneios.
Desses, apenas Fortaleza, Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Corinthians chegam com vantagem de vitória para as partidas decisórias das oitavas de final, que acontecem de 8 a 10 de agosto em ambas as competições.
Quer saber tudo que aconteceu nessa primeira rodada dos grandes torneios continentais? Então segue acompanhando:
Libertadores
Ontem (3), o Flamengo conseguiu um gol de folga para a volta em cima do Club Olímpia, fechando 1 a 0 no Maracanã. O jogo registrou o maior público de times brasileiros como mandantes na atual edição do torneio: foram 60.898 pagantes e 67.066 presentes.
No confronto 100% brasileiro da competição, na noite de quarta (2), o Palmeiras saiu na frente do Atlético/MG, garantindo 1 a 0 fora de casa, no Mineirão. No dia anterior, o Fluminense e o Argentinos Jrs empataram por 1 a 1. O jogo teve duas expulsões, lesão gravíssima de jogador argentino e até goleiro improvisado.
Também na terça-feira (1º), o Athletico/PR perdeu de 3 a 1 para o Bolívar, fora de casa, e o Internacional não segurou o River Plate, que venceu no Monumental por 2 a 1. Os dois precisam de viradas na próxima semana para garantir a classificação.
Sul-Americana
Os brasileiros estão presentes em quase todos os confrontos da Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (3), o São Paulo acabou perdendo para o San Lorenzo fora de casa por 1 a 0. Já no confronto brasileiro, ficou tudo igual entre Bragantino e América/MG, 1 a 1.
Na quarta-feira (3), o Goiás levou uma goleada de 3 a 0 do Estudiantes, na Argentina. Simultaneamente, o Botafogo recebeu o clube paraguaio Guaraní no Engenhão, garantindo um sonoro 2 a 1, de virada.
Já na terça-feira (2), o Corinthians venceu o Newell’s Old Boys também de virada, por 2 a 1, e teve um bom começo nas oitavas. O Fortaleza foi ainda melhor e arrancou a vitória do Libertad fora de casa, por 1 a 0, e terá a vantagem de decidir a classificação no Castelão.