MENU

Aumento de carros elétricos em Fortaleza é impulsionado com chegada de montadoras chinesas

A cidade de Fortaleza, que teve 487 veículos eletricos emplacados só no 1º semestre, tem atraído ainda mais atenção no segmento de eletrificados com a chegada de duas montadoras chinesas gigantes no mercado mundial: a GWM e a BYD.
Estação de carregamento da GWM em Fortaleza, em parceria com a empres UrbEletric, que oferece soluções em carregamento. (Foto: Divulgação)

O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil teve o melhor semestre da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com 32.239 emplacamentos de janeiro a junho de 2023.

Esse total representa um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427), e é quase igual às vendas de todo o ano de 2021 (34.990).

O segmento dos elétricos segue em crescimento acelerado por todo o país. O Ceará ocupa o 12º lugar no ranking dos estados e tem o 3º melhor resultado do Nordeste, tendo emplacado 620 veículos leves eletrificados no primeiro semestre de 2023.

Fortaleza também não fica de fora dessa tendência: com 487 unidades emplacadas somente no primeiro semestre, a capital cearense é a 11ª cidade brasileira no ranking de venda de carros elétricos.

Do final de 2022 para cá, a cidade também tem atraído ainda mais atenção no segmento de eletrificados em razão da chegada de duas montadoras chinesas gigantes no mercado mundial: a Great Wall Motors (GWM) e a BYD.

BYD

A BYD, montadora chinesa que é líder mundial em carros elétricos, garantiu sua presença na Capital ainda no final de 2022. Ela é representada no Ceará pelo Grupo Carmais, que em julho completou três meses como líder em vendas no segmento de carros premium no Estado.

Para Leo Dall’Olio, Diretor Comercial do Grupo Carmais, a expectativa é de um segundo semestre ainda melhor em vendas de elétricos. “Isso mostra que o cearense, que é apaixonado por carros, assimilou muito bem a proposta dos veículos BYD com muita tecnologia, performance e conforto”, afirma.

A expansão pelo Estado está nos planos da BYD. “Além da loja do Ceará aberta em outubro de 2022, estamos em implantação de mais 3 unidades com inauguração ainda neste 2º semestre de 2023, são as lojas de Natal, Teresina e Juazeiro do Norte. Já para o início de 2024 devemos chegar também a Sobral, Mossoró e Parnaiba”, Dall’Olio relata.

Com relação aos modelos em loja, o Dolphin se mostrou um sucesso de vendas. Em 15 dias foram mais de 200 unidades vendidas nos 3 estados representados pela Carmais, e, em todo o país, o carro chegou à importante marca de 3 mil unidades vendidas.

“Nenhum carro elétrico no Brasil mostrou tanto conteúdo com um preço tão competitivo e ele mexeu no mercado por inteiro com clientes que nunca pensaram em usar carros elétricos tendo a oportunidade de viver essa nova experiência”, avalia o diretor comercial.

A Carmais BYD oferece, porém, outros modelos de eletrificados, para todos os gostos. Segundo Dall’Olio, a linha atual de veículos conta com quatro modelos elétricos (HAN, TAN, YUAN e DOLPHIN) e um modelo híbrido (SONG PLUS). “Todos usando a famosa bateria Blade, produzida pela própria BYD que é mais eficiente e segura que qualquer outra do mercado”, completa.

O segundo semestre de 2023 será de novidades para a marca BYD. “A começar pelo anúncio da fábrica no Brasil a ser instalada na Bahia já em 2024, o lançamento do super sedan elétrico SEAL e do compacto SEAGULL que promete ser o veículo elétrico mais barato do Brasil mantendo todo o requinte, qualidade e tecnologia disponível na linha BYD”, o diretor finaliza.

Alguns dos modelos de eletrificados disponíveis na loja da BYD Carmais, situada ao lado da Sanauto, na Av. Barão de Studart.

GWM

No início de 2023, o Grupo Newland fechou parceria com a GWM, maior fabricante de veículos da China com capital privado, para ser sua representante no Ceará e em Teresina, no Piauí. A nova loja, situada na avenida Rogaciano Leite, 323, já está de portas abertas para os clientes.

Saulo Parente, gerente da GWM na Newland, explica que a chegada da montadora no Estado veio a partir de um projeto de expansão pelo Brasil, a partir de um reconhecimento de que o mercado de eletrificados no país é muito receptivo e em vasto crescimento. Assim, a GWM deu início ao projeto em 2021, com a aquisição da fábrica da Mercedes, em Iracemápolis (SP).

“Então ela escolheu alguns grupos nas principais cidades do Brasil e o Grupo Newland foi um dos escolhidos para tocar essa marca que tem surpreendido, tanto os clientes quanto o mercado como um todo. Três meses na liderança do segmento dos veículos híbridos, várias premiações na Quatro Rodas… É uma montadora que chegou muito forte no Brasil, e aqui em Fortaleza não poderia ser outro grupo senão o Grupo Newland que já tem bastante força nesse nosso mercado”, pontua.

Desde a pré-abertura da loja da Newhouse em Fortaleza, a marca já tem dado bons resultados para o Grupo Newland. “A gente teve um excelente número de vendas. Alguns detalhes ainda faltam, mas a concessionária já está recebendo os clientes e a gente está com um fluxo muito bom de loja, com expressivas visitas… Já temos até clientes fundando o Clube GWM em Fortaleza, então a gente teve uma receptividade acima do esperado e está muito feliz com o resultado que a GWM vem trazendo aqui em Fortaleza”, avalia.

Os veículos híbridos foram os primeiros a chegar na Newhouse, mas Saulo fala de um novo modelo que tem chamado bastante atenção. “A gente agora iniciou a pré-venda da linha Ora, com o Ora 03 que é um veículo compacto 100% elétrico, com design esportivo e elegante ao mesmo tempo. O lançamento oficial é dia 26 de agosto, mas já tem muitas pré-vendas, tanto em Fortaleza quanto no Brasil inteiro”, conta o diretor.

Com tanto sucesso na primeira loja, o plano da Newland com a GWM no Ceará vai além da Capital. O Grupo tem intenções de abrir mais lojas no interior do Estado, como explica Saulo Parente: “A gente acredita muito em algumas cidades como Juazeiro, Sobral… São planos pro futuro, mas a gente quer atingir esses clientes também do interior do Ceará”.

A loja da GWM em Fortaleza, Newhouse, fica na Avenida Rogaciano Leite, 323. (Foto: Divulgação)

Dados ABVE

A frota total de veículos leves eletrificados no Brasil chegou a 158.678 unidades, de janeiro de 2012 a junho de 2023. Os números indicam que o mercado tem boa possibilidade de superar a previsão da ABVE de 70 mil emplacamentos até o final do ano. Confira o ranking por estados e por cidades do último semestre:

As 20 cidades que mais emplacaram veículos leves eletrificados – 1º semestre/2023: (Dados: ABVE)

  1. São Paulo/SP – 5.629
  2. Brasília/DF – 2.008
  3. Rio de Janeiro/RJ – 1.533
  4. Belo Horizonte/MG – 1.206
  5. Curitiba/PR – 977
  6. Anápolis/GO – 861
  7. Goiânia/GO – 620
  8. Porto Alegre/RS – 602
  9. Salvador/BA – 539
  10. Campinas/SP – 499
  11. Fortaleza/CE – 487
  12. Recife/PE – 467
  13. Florianópolis/SC – 414
  14. Cariacica/ES – 368
  15. Manaus/AM – 338
  16. Ribeirão Preto/SP – 285
  17. Cuiabá/MT – 258
  18. Balneário Camboriú/SC – 256
  19. Campo Grande/MS – 251
  20. Vitória/ES – 250

Emplacamentos de veículos leves eletrificados por estados – 1º semestre/2023 (Dados: ABEV)

  1. São Paulo – 11.148
  2. Rio de Janeiro – 2.463
  3. Santa Catarina – 2.245
  4. Minas Gerais – 2.127
  5. Distrito Federal – 2.008
  6. Paraná – 1.977
  7. Goiás – 1.775
  8. Rio Grande do Sul – 1.639
  9. Espírito Santo – 1.032
  10. Bahia – 1.003
  11. Pernambuco – 714
  12. Ceará – 620
  13. Mato Grosso – 557
  14. Mato Grosso do Sul – 435
  15. Amazonas – 344
  16. Pará – 328
  17. Alagoas – 302
  18. Maranhão – 295
  19. Paraíba – 282
  20. Rio Grande do Norte – 249
116
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)

Notícias relacionadas:

Design sem nome (14)
Ceará
Banhista desaparece em alto mar após se afogar na Beira-Mar, em Fortaleza
Fotos (13)
Ceará
Tratamento para clarear pelos pode ser fator de risco para início de câncer, indica pesquisa
Fotos (12)
Ceará
Bairros de Fortaleza e Caucaia ficarão sem água nesta quinta-feira (25); veja lista  
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
Ceará
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
logo-urbnews-redondo