O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil teve o melhor semestre da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com 32.239 emplacamentos de janeiro a junho de 2023.
Esse total representa um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427), e é quase igual às vendas de todo o ano de 2021 (34.990).
O segmento dos elétricos segue em crescimento acelerado por todo o país. O Ceará ocupa o 12º lugar no ranking dos estados e tem o 3º melhor resultado do Nordeste, tendo emplacado 620 veículos leves eletrificados no primeiro semestre de 2023.
Fortaleza também não fica de fora dessa tendência: com 487 unidades emplacadas somente no primeiro semestre, a capital cearense é a 11ª cidade brasileira no ranking de venda de carros elétricos.
Do final de 2022 para cá, a cidade também tem atraído ainda mais atenção no segmento de eletrificados em razão da chegada de duas montadoras chinesas gigantes no mercado mundial: a Great Wall Motors (GWM) e a BYD.
BYD
A BYD, montadora chinesa que é líder mundial em carros elétricos, garantiu sua presença na Capital ainda no final de 2022. Ela é representada no Ceará pelo Grupo Carmais, que em julho completou três meses como líder em vendas no segmento de carros premium no Estado.
Para Leo Dall’Olio, Diretor Comercial do Grupo Carmais, a expectativa é de um segundo semestre ainda melhor em vendas de elétricos. “Isso mostra que o cearense, que é apaixonado por carros, assimilou muito bem a proposta dos veículos BYD com muita tecnologia, performance e conforto”, afirma.
A expansão pelo Estado está nos planos da BYD. “Além da loja do Ceará aberta em outubro de 2022, estamos em implantação de mais 3 unidades com inauguração ainda neste 2º semestre de 2023, são as lojas de Natal, Teresina e Juazeiro do Norte. Já para o início de 2024 devemos chegar também a Sobral, Mossoró e Parnaiba”, Dall’Olio relata.
Com relação aos modelos em loja, o Dolphin se mostrou um sucesso de vendas. Em 15 dias foram mais de 200 unidades vendidas nos 3 estados representados pela Carmais, e, em todo o país, o carro chegou à importante marca de 3 mil unidades vendidas.
“Nenhum carro elétrico no Brasil mostrou tanto conteúdo com um preço tão competitivo e ele mexeu no mercado por inteiro com clientes que nunca pensaram em usar carros elétricos tendo a oportunidade de viver essa nova experiência”, avalia o diretor comercial.
A Carmais BYD oferece, porém, outros modelos de eletrificados, para todos os gostos. Segundo Dall’Olio, a linha atual de veículos conta com quatro modelos elétricos (HAN, TAN, YUAN e DOLPHIN) e um modelo híbrido (SONG PLUS). “Todos usando a famosa bateria Blade, produzida pela própria BYD que é mais eficiente e segura que qualquer outra do mercado”, completa.
O segundo semestre de 2023 será de novidades para a marca BYD. “A começar pelo anúncio da fábrica no Brasil a ser instalada na Bahia já em 2024, o lançamento do super sedan elétrico SEAL e do compacto SEAGULL que promete ser o veículo elétrico mais barato do Brasil mantendo todo o requinte, qualidade e tecnologia disponível na linha BYD”, o diretor finaliza.
GWM
No início de 2023, o Grupo Newland fechou parceria com a GWM, maior fabricante de veículos da China com capital privado, para ser sua representante no Ceará e em Teresina, no Piauí. A nova loja, situada na avenida Rogaciano Leite, 323, já está de portas abertas para os clientes.
Saulo Parente, gerente da GWM na Newland, explica que a chegada da montadora no Estado veio a partir de um projeto de expansão pelo Brasil, a partir de um reconhecimento de que o mercado de eletrificados no país é muito receptivo e em vasto crescimento. Assim, a GWM deu início ao projeto em 2021, com a aquisição da fábrica da Mercedes, em Iracemápolis (SP).
“Então ela escolheu alguns grupos nas principais cidades do Brasil e o Grupo Newland foi um dos escolhidos para tocar essa marca que tem surpreendido, tanto os clientes quanto o mercado como um todo. Três meses na liderança do segmento dos veículos híbridos, várias premiações na Quatro Rodas… É uma montadora que chegou muito forte no Brasil, e aqui em Fortaleza não poderia ser outro grupo senão o Grupo Newland que já tem bastante força nesse nosso mercado”, pontua.
Desde a pré-abertura da loja da Newhouse em Fortaleza, a marca já tem dado bons resultados para o Grupo Newland. “A gente teve um excelente número de vendas. Alguns detalhes ainda faltam, mas a concessionária já está recebendo os clientes e a gente está com um fluxo muito bom de loja, com expressivas visitas… Já temos até clientes fundando o Clube GWM em Fortaleza, então a gente teve uma receptividade acima do esperado e está muito feliz com o resultado que a GWM vem trazendo aqui em Fortaleza”, avalia.
Os veículos híbridos foram os primeiros a chegar na Newhouse, mas Saulo fala de um novo modelo que tem chamado bastante atenção. “A gente agora iniciou a pré-venda da linha Ora, com o Ora 03 que é um veículo compacto 100% elétrico, com design esportivo e elegante ao mesmo tempo. O lançamento oficial é dia 26 de agosto, mas já tem muitas pré-vendas, tanto em Fortaleza quanto no Brasil inteiro”, conta o diretor.
Com tanto sucesso na primeira loja, o plano da Newland com a GWM no Ceará vai além da Capital. O Grupo tem intenções de abrir mais lojas no interior do Estado, como explica Saulo Parente: “A gente acredita muito em algumas cidades como Juazeiro, Sobral… São planos pro futuro, mas a gente quer atingir esses clientes também do interior do Ceará”.
Dados ABVE
A frota total de veículos leves eletrificados no Brasil chegou a 158.678 unidades, de janeiro de 2012 a junho de 2023. Os números indicam que o mercado tem boa possibilidade de superar a previsão da ABVE de 70 mil emplacamentos até o final do ano. Confira o ranking por estados e por cidades do último semestre:
As 20 cidades que mais emplacaram veículos leves eletrificados – 1º semestre/2023: (Dados: ABVE)
- São Paulo/SP – 5.629
- Brasília/DF – 2.008
- Rio de Janeiro/RJ – 1.533
- Belo Horizonte/MG – 1.206
- Curitiba/PR – 977
- Anápolis/GO – 861
- Goiânia/GO – 620
- Porto Alegre/RS – 602
- Salvador/BA – 539
- Campinas/SP – 499
- Fortaleza/CE – 487
- Recife/PE – 467
- Florianópolis/SC – 414
- Cariacica/ES – 368
- Manaus/AM – 338
- Ribeirão Preto/SP – 285
- Cuiabá/MT – 258
- Balneário Camboriú/SC – 256
- Campo Grande/MS – 251
- Vitória/ES – 250
Emplacamentos de veículos leves eletrificados por estados – 1º semestre/2023 (Dados: ABEV)
- São Paulo – 11.148
- Rio de Janeiro – 2.463
- Santa Catarina – 2.245
- Minas Gerais – 2.127
- Distrito Federal – 2.008
- Paraná – 1.977
- Goiás – 1.775
- Rio Grande do Sul – 1.639
- Espírito Santo – 1.032
- Bahia – 1.003
- Pernambuco – 714
- Ceará – 620
- Mato Grosso – 557
- Mato Grosso do Sul – 435
- Amazonas – 344
- Pará – 328
- Alagoas – 302
- Maranhão – 295
- Paraíba – 282
- Rio Grande do Norte – 249