Morreu, na manhã desta segunda-feira (7), a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, mas a causa da morte não foi informada. No fim do ano passado, a atriz foi diagnosticada com um câncer de pulmão.
Com uma carreira recheada de sucessos, especialmente na TV Globo, Aracy era famosa por sua participação em novelas e séries como “Rainha da Sucata”, “Sai de Baixo”, “Da Cor do Pecado”, “A Próxima Vítima”, “Passione”, entre tantos outros trabalhos memoráveis.
Os pais de Aracy vieram para o Brasil da Armênia, fugindo do genocídio promovido naquele país pelos turcos otomanos. Eles fixaram residência em Campo Grande, capital do atual estado de Mato Grosso do Sul onde Aracy e os irmãos nasceram.
Aos quinze anos mudou-se para São Paulo com os sete irmãos e ajudava os pais na criação dos irmãos menores. Fez e passou no vestibular para Ciências Sociais e para a Escola de Arte Dramática.
Sua estreia na televisão foi na peça Antígona, de Sófocles, montada pela TV Tupi. Contrário à carreira da atriz, o pai de Aracy só aceitou a opção profissional da filha em 1968, quando contracenou com Sérgio Cardoso na telenovela Antônio Maria.
O local e horário do velório e sepultamento ainda não foram divulgados.