MENU

Fortaleza vence Prêmio Cidade Caminhável 2023 com programa que pavimentou periferia

Campeã pela segunda vez do prêmio na categoria Cidades Grandes, a capital cearense segue sendo destaque em projetos que têm os pedestres como foco.
O principal objetivo do Proinfra é transformar ruas da periferia da cidade (Foto: Rodrigo Carvalho/arquivo PMF)

Neste Dia do Pedestre, 8 de agosto, uma notícia positiva para os pedestres da capital cearense: Fortaleza foi vencedora, pela segunda vez, do Prêmio Cidade Caminhável, realizado pelo Instituto Caminhabilidade com apoio da Walk 21 e da Frente Nacional de Prefeitos.

Destaque na categoria Cidades Grandes, a capital apresentou o Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), concorrendo com outros 14 projetos de outras sete cidades na categoria. Maior programa da história de Fortaleza, o Proinfra tem como principal objetivo transformar ruas da periferia da cidade.

O Prêmio Cidade Caminhável reconhece iniciativas públicas que promovam a melhoria da caminhabilidade nas cidades brasileiras, impulsionando projetos e ações para cidades mais caminháveis. Além da premiação, todos os projetos inscritos ganham visibilidade ao compor o mapa público de ações para a caminhabilidade nas cidades brasileiras.

A Av. Desembargador Moreira conta agora com um amplo calçadão, criado para priorizar o pedestre. (Foto: Marcos Moura/PMF)

“Esse é um prêmio fundamental, nossos projetos mostram que Fortaleza está trazendo cada vez mais o protagonismo do pedestre na circulação da cidade e isso não só na segurança viária, contribuindo para a redução de veículos no trânsito, mas para tornar a cidade mais agradável, mais caminhável para todos”, explica Victor Macêdo, vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).

Além do resultado vencedor, Fortaleza também apresentou outros projetos que figuram entre os cinco primeiros colocados. A requalificação do Parque Rachel de Queiroz e da Avenida Desembargador Moreira conquistaram terceiro e quinto lugar, respectivamente.

Em 2021, Fortaleza ganhou a 1ª Edição do Prêmio Cidades Caminháveis pelo Plano Municipal de Caminhabilidade, que apresenta oito documentos técnicos construídos com a participação da sociedade e que têm foco em incentivar a política de caminhabilidade na capital cearense.

No Rachel de Queiroz, a concepção do projeto de urbanização foi desenvolvida a partir do conceito de Parque Linear (Foto: Tainá Cavalcante/PMF)

Proinfra

Com investimentos na ordem de R$1,5 bilhão, o Proinfra tem levado melhores condições sanitárias, infraestrutura e serviços básicos necessários ao desenvolvimento de comunidades carentes da Capital, com obras de drenagem, urbanização de vias, além da construção de novas escolas, creches e Areninhas.

Com financiamento do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e recursos do Tesouro Municipal, o programa irá atender 1.115 ruas, nas 12 Regionais da Cidade, sendo mais de 160.000 pessoas beneficiadas. A meta é concluir todo o projeto até 2025, período de vigência do contrato.

A chegada dessas obras representa também oportunidade de trabalho, sendo responsáveis pela geração de mais de 12 mil empregos, parte deles com pessoas que vivem nas comunidades beneficiadas pelo projeto.

56
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site (53)
Telhado desaba sobre quatro pessoas no Vicente Pinzón, em Fortaleza
V008-IMG-PL-0033-IMA-INS-GR-R01
Em Fortaleza, Passaré recebe empreendimento com valor geral de venda de R$ 88 milhões
Fotos
Justiça do Ceará reconhece direito de mulheres trans à aposentadoria feminina
foto site - 1
Elenco do filme “Motel Destino”, dirigido por um cearense, canta e dança forró em Cannes, na França
logo-urbnews-redondo