O futebol europeu está de volta! Nesta sexta-feira (11), começam as temporadas 2023/2024 das principais competições nacionais da Europa: o campeonato inglês, Premier League; o campeonato espanhol, La Liga; e o campeonato francês, Ligue 1. No Brasil, as três competições serão transmitidas no canal a cabo ESPN e no streaming pelo Star+.
A Premier League começa logo nesta sexta, às 16h (horário de Brasília), com a partida entre Burnley e o atual campeão inglês e da Champions League, Manchester City. A primeira rodada ainda contará com o clássico entre Chelsea e Liverpool, marcado para o domingo (13).
A temporada da La Liga, que irá durar cerca de 10 meses, será aberta com Almería e Rayo Vallecano, nesta sexta, às 14h30 (horário de Brasília). O Real Madrid estreia no sábado (12) diante do Athletic Bilbao, enquanto o Barcelona, atual campeão, encara o Getafe no domingo (13).
Já a Ligue 1 retorna com o duelo entre Nice e Lille. Atual bicampeão, o Paris Saint-Germain (PSG) estreia no sábado (12) contra o Lorient. Será a primeira temporada do gigante francês sem Lionel Messi, que está nos EUA com o Inter Miami. O PSG chega para a disputa do campeonato em 2023/24 após um giro de amistosos na Ásia.
Como já acontece há muitas décadas, os jogadores brasileiros estão sempre no centro das atenções do futebol europeu. Grandes ídolos nacionais fizeram carreira na Europa, e a geração atual também tem deixado sua marca nos campos estrangeiros.
Considerando que algumas importantes mudanças ainda podem ocorrer nesta reta final da janela de transferências — especialmente envolvendo o nome de Neymar Jr. e sua relação complicada com o PSG — algumas figurinhas já estão carimbadas para essa temporada.
Confira como está a presença brasileira nas ligas europeias:
Premier League
Entre as principais competições da Europa, a Premier League só perde para Portugal na quantidade de jogadores brasileiros nos clubes. Até agora, são 33 jogadores, com 16 equipes que estreiam na temporada com ao menos brasileiro em seus elencos.
Os dois clubes com maior número de jogadores verde-e-amarelos contam com quatro representantes: o Fulham, com Andreas Pereira, Willian, Rodrigo Muniz e Carlos Vinícius; e o Arsenal, que tem Gabriel Magalhães, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli e Marquinhos.
Outras grandes figuras da liga são Richarlyson, atacante do Tottenham; Alisson, goleiro do Liverpool; Antony e Casemiro no Manchester United; Lucas Paquetá, meia do West Ham; Philippe Coutinho, atacante do Aston Villa; Thiago Silva, zagueiro do Chelsea; e o goleiro Ederson no Manchester City, campeão em cinco das últimas seis temporadas.
La Liga
Ao todo, são 20 brasileiros atuando na liga espanhola, incluindo o celebrado quarteto do Real Madrid — Éder Militão, Reinier, Rodrygo e Vinicius Jr — e Raphinha, no Barcelona. Os demais 15 atuam em outros clubes espanhóis, como os atacantes Luiz Henrique, do Betis, e Lázaro, do Almería.
Real Madrid, Betis e Almería são os clubes mais representados por brasileiros, com três em cada um. O número de jogadores do Brasil no torneio é inferior ao do início da última temporada, quando 22 atletas do país iniciaram a temporada representando clubes do futebol espanhol.
Entre os brasileiros que saíram da La Liga, está o zagueiro Rodrigo Ely, que voltou para o Grêmio, e o lateral-esquerdo Alex Telles, que foi para o futebol da Arábia Saudita. Por outro lado, dois jovens brasileiros vão disputar a competição pela primeira vez: o lateral-esquerdo Lucas Pires, pelo Cádiz, e o atacante Savinho, que assinou com o Girona.
Ligue 1
A temporada 2023/24 da Ligue 1 terá um número de brasileiros bem menor do que nas últimas edições. Na edição anterior, os times franceses começaram com 21 brasileiros. Nesta, apenas 12 atletas nascidos no Brasil vão defender equipes do campeonato francês de futebol, em nove das 18 equipes.
Os principais nomes brasileiros que continuam no futebol francês, a princípio, são Marquinhos e Neymar, ambos do Paris Saint-Germain. O zagueiro vai para sua 11ª temporada com a camisa do time da capital, enquanto o atacante jogará a 7ª temporada. Eles vão em busca do tricampeonato consecutivo.
O futuro de Neymar na liga francesa voltou a ser pauta nesta terça-feira (8), quando o jornal francês L’Équipe noticiou que o atacante teria feito um pedido formal à diretoria do Paris Saint-Germain para deixar o clube. As informações foram negadas pelo pai e empresário do brasileiro, Neymar da Silva Santos.
Surgiram ainda rumores de que o craque poderia retornar ao ex-clube Barcelona, onde teve passagem de 2013 a 2017. Porém, uma apuração da ESPN apontou que o clube catalão não vê com bons olhos um possível retorno do brasileiro.