MENU

Clima é de silêncio e medo no Pirambu. Governador promete: “ataques não serão tolerados”

Moradores relatam atmosfera tensa nos bairros Pirambu e Carlito Pamplona e autoridades prometem reação após registros de carros incendiados e tiroteios nesta quinta-feira (10).
Ainda nesta quinta-feira (10), 11 pessoas suspeitas de envolvimento em ações criminosas foram capturadas. (Foto: Ascom SSPDS)

No dia seguinte aos ataques, o clima é de silêncio no Pirambu. Pelo menos é o que relata uma profissional que trabalha em um posto de saúde no bairro. “Ninguém fala nada”, diz por telefone para nossa reportagem. “Quando vim pro trabalho, agora pela manhã, tinha menos gente na rua, mais silêncio mesmo. Não vi movimento de alunos que eu sempre vejo por conta do meu horário de chegada no posto. Parecia dia de feriado. É o medo, né”, conta.

Os moradores da região do Grande Pirambu, na periferia de Fortaleza, tiveram uma quinta-feira (10) de apreensão devido aos diversos ataques criminosos que apavoraram a região. Ao menos três veículos foram incendiados e um quarto foi atingido por balas, em o que foi descrito como conflito de facções.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nas redes sociais que acompanhou atentamente os acontecimentos criminosos de Brasília, onde esteve na tarde de quinta para reuniões. “Quaisquer ataques criminosos não serão tolerados e serão respondidos à altura”, enfatizou.

Os ataques aconteceram nos bairros Carlito Pamplona e Pirambu, afetando principalmente motoristas nas avenidas Dr. Theberge, Presidente Castelo Branco e Leste-Oeste. Ao longo do dia, cerca de 170 policiais, entre militares e civis, passaram a atuar na área. A polícia fez bloqueios na região, e duas escolas suspenderam as aulas.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Samuel Elânio, reforçou que todas as providências estão sendo adotadas e que a atuação rápida das Forças de Segurança culminou em 11 capturas de suspeitos e nove armas apreendidas “Nós não vamos recuar enquanto não realizamos todas as prisões e as apreensões dos responsáveis e acabar com qualquer sensação de insegurança”, frisou o secretário.

Sarto promete guardas em postos e escolas

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, também repercutiu os ataques pelas redes sociais e prometeu resposta da gestão municipal. “É muito grave que a população fique refém da ação de criminosos, impedida de ir e vir em virtude desse lamentável cenário de insegurança”, reforçou.

Afirmou ainda que, desde cedo nesta quinta (10), foram reforçadas equipes da Guarda Municipal em equipamentos públicos na região, incluindo escolas, postos de saúde, UPAs e prédios administrativos.

“Estamos adotando todo o protocolo para resguardar a segurança dos usuários de nossos serviços e também dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. Disponibilizamos ainda o nosso efetivo para a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social em caso de necessidade.”

66
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

V008-IMG-PL-0033-IMA-INS-GR-R01
Em Fortaleza, Passaré recebe empreendimento com valor geral de venda de R$ 88 milhões
Fotos
Justiça do Ceará reconhece direito de mulheres trans à aposentadoria feminina
foto site - 1
Elenco do filme “Motel Destino”, dirigido por um cearense, canta e dança forró em Cannes, na França
governo-ceara-programa-meu-celular
Primeiros celulares recuperados pelo Programa Meu Celular são entregues pelo governo do CE
logo-urbnews-redondo