Na última semana se tornou destaque nacional o caso da atriz Larissa Manoela, de 22 anos, que tinha o valor total do seu patrimônio, construído desde a infância, ocultado pelos pais da artista.
Em entrevista para o Fantástico no último domingo (13), a atriz acusou Gilberto Elias e Eliana Taques de terem tomado decisões que a prejudicaram economicamente, e não informar do que estava acontecendo com seu dinheiro. Porém, Larissa não é a única celebridade a romper com os pais.
Outros artistas que começaram suas carreiras ainda na infância, romperam com os progenitores que administravam seus caminhos profissionais.
A UrbNews separou uma lista com 5 artistas que romperam com familiares. Confira:
1 – Macaulay Culkin
Um dos casos mais emblemáticos de Hollywood é o do ator Macaulay Culkin, protagonista de “Esqueceram de Mim”, que virou um astro mundial nos anos 90. Aos 15 anos de idade, ele entrou na Justiça contra os pais, os quais perderam a guarda do garoto e o direito à fortuna milionária dele até então. Culkin revelou que era constantemente agredido pelo pai, um ator frustrado que forçou os filhos a trabalharem na área. Além de Macaulay, seu irmão Kieran Culkin, ator de “Succession”, também se abriu sobre problemas com o pai, com quem cortou relações por 14 anos após abusos emocionais.
2 – Britney Spears
As notícias sobre a cantora pop Britney Spears gerou comoção quando um documentário em 2021 revelou detalhes absurdos sobre a relação de tutela de seu pai, Jamie Spears, que controlava legalmente todos os bens de Britney e sua vida pessoal sob a alegação de que ela era mentalmente incapaz. Com a repercussão, um movimento nas redes sociais chamado de Free Britney foi criado e após mais de uma década de opressão, a cantora decidiu não trabalhar mais até ter de volta sua autonomia. Após uma briga judicial, a cantora conseguiu revogar a tutela.
3 – Jennette McCurdy
Conhecida por atuar no seriado iCarly, da Nickelodeon, a atriz lançou no ano passado o livro I’m Glad My Mom Died, que traduzido se chama “Estou Feliz que Minha Mãe Morreu”. Na obra a atriz narra as dores da infância ao lado da matriarca e como ficou aliviada com a morte dela, vítima de um câncer. No relato, Jennette acusou a mãe de abusos mentais e físicos, além da relação tóxica que lhe causou distúrbios alimentares e vício em drogas.
4 – Bruna Marquezine
A atriz Bruna Marquezine também já falou sobre o momento em que decidiu interromper a parceria profissional com a própria mãe. Em entrevista ao podcast “Quem pode, pod”, de Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, a atriz contou que teve muitas desavenças com a mãe ao longo da carreira e que, em determinado momento, decidiu administrar por conta própria. Segundo a artista, as duas brigavam, se ofendiam e se feriam.
5 – Drew Barrymore
A atriz começou a atuar com 5 anos de idade e aos 14 se emancipou legalmente dos pais. Seu problema principal era com a mãe, Jaid, que negligenciava os cuidados básicos de uma criança visando que a filha se tornasse uma estrela de Hollywood. A mãe de Drew não a levava à escola, controlava sua alimentação para mantê-la magra e a carregava para festas inadequadas para sua idade.
Criação de uma nova lei? Veja o que a justiça fala sobre o caso
Os deputados do PSB na Câmara Pedro Campos (PSB- PE) e Duarte Junior (PSB-MA) apresentaram nesta semana um projeto de lei para tratar da administração de bens dos filhos menores de idade. A proposta pretende ampliar a proteção legal a crianças e adolescentes que iniciam de forma precoce a vida trabalhista.
O PL é chamado de “Lei Larissa Manoela”. O texto também prevê que a participação de sócios menores de idade em sociedade empresária será precedida de manifestação do Ministério Público, assegurando a proteção dos interesses e direitos dos menores envolvidos. Além disso, o documento pede que contratos firmados no exercício do poder familiar tenham uma cláusula revisional condicionada à maioridade dos filhos, com efeitos suspensivos do negócio jurídico, visando a proteção das partes envolvidas.