Play Video
Brasil

Sobrecarga no Ceará foi uma das causas do apagão nacional de energia, diz ministro

Por UrbNews
Atualizado há 3 anos
Tempo de leitura: 3 mins
Compartilhe a notícia:
De acordo com o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, MME pedirá investigação da PF e da Abin sobre interrupção de energia. Segundo ele, trata-se de um evento extremamente raro (Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil)
De acordo com o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, MME pedirá investigação da PF e da Abin sobre interrupção de energia. Segundo ele, trata-se de um evento extremamente raro (Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (15) que a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrada pela manhã em todas as regiões do país foi um evento extremamente raro. Por isso, além das apurações internas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi solicitado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também investiguem com detalhes as causas da falta de energia.

“Tenho absoluta convicção de que o ONS, até pela sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, disse o ministro, lembrando que o setor é altamente estratégico, sensível e fundamental para a sociedade brasileira.

O governo já sabe que houve na manhã de hoje uma sobrecarga em uma linha de transmissão de energia no Ceará, o que fez com o que o sistema entrasse em colapso nas regiões Norte e Nordeste. Quando isso ocorreu, o ONS modulou a carga que estava sendo enviada para o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste, como forma de proteção, o que fez com que a energia fosse reduzida nessas regiões. Houve pelo menos 16 mil megawatts (MW) de interrupção de energia.

Segundo o ministro, o ONS ainda irá avaliar se houve outro evento no mesmo horário, em outro local do país. “O único evento que se pode afirmar é esse no Ceará. Ainda não há outro evento apontado pelo ONS, mas leva-se a presumir que tivemos um segundo evento que causou esse evento dessa magnitude”, disse. Silveira pontuou que o país trabalha com um sistema de energia redundante e, para que tenha havido uma interrupção dessa magnitude, devem ter ocorrido dois eventos ao mesmo tempo. Alexandre Silveira citou os casos de ataques a torres de transmissão de energia registrados em janeiro deste ano. 

“Graças à robustez do nosso sistema, para que haja um evento dessa magnitude, há de se haver uma redundância de fatos relevantes”, disse. A previsão é que, em 48 horas, o ONS aponte o que fez com que o sistema tivesse tido essa interrupção.

Segundo o MME, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a energia voltou cerca de uma hora depois da interrupção e, no Norte e no Nordeste, o fornecimento foi completamente restabelecido às 14h49.

O ministro explicou que o ocorrido hoje não tem nada a ver com o suprimento e a segurança energética do Brasil. “Vivemos um momento de abundância nos reservatórios”, destacou Silveira, lembrando que recentemente o Brasil exportou energia para a Argentina quando os reservatórios de Itaipu e Furnas estavam vertendo água.

A queda de energia atingiu 25 estados e o Distrito Federal. O único estado que não foi afetado foi Roraima, que não é integrado ao Sistema Interligado Nacional. Cerca de 27 milhões de pessoas foram atingidas, o que representa um terço dos consumidores brasileiros.

Por Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil 

464
Compartilhe

Assuntos

Notícias relacionadas

NOTÍCIAS - Urbnews-1 (11)
Política
Comissão do Senado aprova PEC que dá autonomia financeira ao BC e põe Pix na Constituição
Com gols de Júlio César e Melk, Ceará vence o Avaí no PV
Brasileirão Série B
Com gols de Júlio César e Melk, Ceará vence o Avaí no PV
20260610 FORRÓ CAPA SITE
Ceará
Forró pode ser tema obrigatório nas escolas públicas do Ceará após aprovação de projeto na Alece
NOTÍCIAS - Urbnews-1 (11)
Política
Comissão do Senado aprova PEC que dá autonomia financeira ao BC e põe Pix na Constituição
Com gols de Júlio César e Melk, Ceará vence o Avaí no PV
Brasileirão Série B
Com gols de Júlio César e Melk, Ceará vence o Avaí no PV
20260610 FORRÓ CAPA SITE
Ceará
Forró pode ser tema obrigatório nas escolas públicas do Ceará após aprovação de projeto na Alece
NOTÍCIAS - Urbnews-1 (9)
Economia
Dividir ou não dividir? Casais revelam estratégias para manter o namoro sem pesar o orçamento

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A forma mais rápida de manter-se atualizado.
Receba as notícias mais recentes, de segunda a sexta-feira, diretamente na sua caixa de e-mail.