Play Video
Brasil

Desligamento na linha Quixadá/Fortaleza não seria suficiente para apagão, diz Eletrobras

Por Marcelo Teixeira
Atualizado há 2 anos
Tempo de leitura: 2 mins
Compartilhe a notícia:
Queda de energia afetou milhões de brasileiros em todas as regiões do país. Foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR.

Segundo informações divulgadas pela Eletrobras, a empresa identificou o desligamento da linha de transmissão 500kV Quixadá-Fortaleza por atuação indevida do sistema de proteção, milissegundos antes do apagão da manhã da última terça-feira (15). 

Cerca de 29 milhões de brasileiros em todas as regiões do país foram atingidos pela queda de energia. A Eletrobras avaliou que o desligamento da citada linha de transmissão, de forma isolada, não seria suficiente para a abrangência e repercussão sistêmica do ocorrido. 

“As redes de transmissão do SIN são planejadas pelo critério de confiabilidade “n-1”, de modo que, em caso de desligamento de qualquer componente, o sistema deve ser capaz de permanecer operando sem interrupção do fornecimento de energia”, diz trecho da nota. 

A Eletrobras destaca ainda que “a manutenção dessa linha de transmissão está em conformidade com as normas técnicas associadas”.

Por fim, a empresa assegura que continua colaborando para a identificação das causas da perturbação, de natureza sistêmica, e dos motivos que levaram aos desligamentos ocorridos no SIN, sob a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

414
Compartilhe

Assuntos

Notícias relacionadas

Design sem nome (1)
Pará
Pará terá desligamentos de energia programados em março; veja datas e locais
Design sem nome (1)
Pará
Pará terá desligamentos de energia programados em março; veja datas e locais

Inscreva-se em nossa Newsletter!

A forma mais rápida de manter-se atualizado.
Receba as notícias mais recentes, de segunda a sexta-feira, diretamente na sua caixa de e-mail.