Em 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. A celebração foi feita para homenagear a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas.
Com isso, a história por trás deste dia começa em 1839, quando a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção desse equipamento para o mundo, desenvolvido por Louis Daguerre.
Em comemoração a data, a UrbNews separou 8 fotografias que marcaram gerações em todo o mundo e suas histórias por trás dos registros. Confira:
Os Beatles
A foto Iain Macmillan imortalizou o fotógrafo escocês e foi feita em 8 de agosto de 1969 do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres. Foram tiradas seis fotos, e a lenda diz que o fotógrafo teve apenas dez minutos para capturar os músicos atravessando a faixa de pedestres da famosa rua londrina. Na fotografia, McCartney aparece de pés descalços, o que alimentou a lenda de que ele teria morrido em um acidente de carro três anos antes.
Phan Thi Kim Phúc
Phan Thi Kim Phúc é uma mulher vietnamita que ficou conhecida como a “Menina da foto do Napalm”. A icônica imagem foi capturada em 1972 pelo fotógrafo Nick Ut, durante a Guerra do Vietnã, e mostra Phan Thi Kim Phúc, então com 9 anos, correndo nua e desesperada após ter sido atingida por um bombardeio de napalm.
Marilyn Monroe e o vestido esvoaçante
A imagem de Marilyn Monroe usando um vestido branco esvoaçante é uma das mais icônicas da história do cinema e da cultura pop. A foto foi tirada em 1955 pelo fotógrafo norte-americano William “Billy” Tompkins, durante as filmagens do filme “O Pecado Mora ao Lado”. A imagem mostra Marilyn parada em cima de uma grade de metrô, com o vestido branco levantado pelo vento e expondo suas pernas.
Albert Einstein
Em uma das imagens mais famosas do mundo, Einstein mostrou a língua para a câmera. A foto foi tirada em 1951 pelo fotógrafo Arthur Sasse, durante uma comemoração em honra ao seu 72º aniversário. A fotografia se tornou icônica e é frequentemente usada como uma representação da personalidade excêntrica e irreverente de Einstein, um dos maiores gênios da história.
Almoço no topo do arranha-céu
A imagem intitulada “No Topo do Arranha-Céu” é uma famosa fotografia em preto e branco tirada em 1932 pelo fotógrafo norte-americano Charles C. Ebbets. A imagem mostra onze operários sentados em uma viga de aço no topo de um arranha-céu em construção em Nova York, com a cidade ao fundo. A fotografia captura a coragem e o espírito de aventura dos operários, que trabalhavam em condições perigosas e arriscadas para construir os arranha-céus que transformaram a paisagem urbana de Nova York.
Beijo na Times Square
Foi no final da Segunda Guerra Mundial que o fotógrafo Alfred Eisenstaedt capturou esse momento entre um soldado americano e uma enfermeira na Times Square, nos Estados Unidos. A imagem ficou famosa ao ser publicada na revista Life, foi tirada no dia da rendição japonesa, em 14 de agosto de 1945.
A garota e o abutre
A foto “O abutre e a menina” é uma imagem tirada pelo fotógrafo Kevin Carter durante a Guerra Civil na Libéria, em 1993. A imagem é considerada uma das mais poderosas e controversas da história da fotografia, e gerou um intenso debate sobre a ética do fotojornalismo e da exposição da pobreza e do sofrimento humano. Carter ganhou o Prêmio Pulitzer de Fotografia pelo registro.
Papel de parede do Windows
Em janeiro de 1995 que o fotógrafo do National Geographic Chuck O’Rear tirou esta foto em Napa County, Califórnia. Porém, a imagem veio a se tornar uma das mais famosas do mundo após ser usada.