MENU

Ministério da Saúde reforça recomendação da vacina após caso de nova variante do coronavírus em paciente em SP

A paciente, uma mulher de 71 anos, apresentou os primeiros sintomas em 30 de julho e já está curada. O Ministério da Saúde fortalece a recomendação da vacinação e da atualização das doses de reforço
O reforço das doses da vacina contra a covid-19 e variantes é recomendação direta do Ministério da Saúde. Crédito: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (18) um caso de uma nova variante no coronavírus no estado de São Paulo. A paciente, uma mulher de 71 anos, apresentou os primeiros sintomas em 30 de julho e já está curada, de acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). 

Ela teve febre, tosse, fadiga e dor de cabeça e fez a coleta do exame em 8 de agosto. Segundo o ministério, a paciente estava com o esquema vacinal completo. A variante se trata da EG.5 do coronavírus SARS-CoV-2

A pasta  fortalece  a recomendação da vacinação como principal medida de combate à covid-19. Além disso, reforça a importância da atualização das doses de reforço para prevenção da doença. Para pessoas do grupo de risco, é importante o uso de máscaras em situações de maior exposição.

“Desde o fim da emergência, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio deste ano, ainda se mantém a recomendação para que os grupos de maior risco de agravamento pela doença continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2. A recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais”, explicou o Ministério da Saúde.

Vale lembrar que todas as doses da vacina se encontram disponíveis em postos de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente. O antiviral nirmatrelvir/ritonavir também é utilizado no tratamento da infecção pelo vírus logo que os sintomas apareçam e se houver confirmação de teste positivo.

Aumento de casos em 2023

A OMS informou, na última segunda-feira (14) que foram registrados cerca de 1,5 milhão de novos casos de covid-19 em todo o mundo, entre 10 de julho e 6 de agosto, um aumento de 80% em relação ao período anterior. As mortes, por outro lado, tiveram uma queda de 57%.

O aumento tem relação com a nova variante, que até então tinha sido confirmada em 51 países. Essa variante apresenta maior capacidade de transmissão e escape imune, o que pode fazer com que passe a dominar o cenário epidemiológico global. Apesar dessas características, a OMS classificou a EG.5 apenas como variante de interesse e de baixo risco para a saúde pública em nível global, porque ela não trouxe mudanças no padrão de gravidade da doença (hospitalização e óbitos).

Os dados mostram que, enquanto diversos países registraram queda de novos casos e de óbitos por covid-19, o leste da Ásia e a Oceania anotaram aumento de novas infecções em meio a uma redução nos óbitos.

80
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Notícias relacionadas:

‘Buraco no céu’ chama atenção de moradores de cidade no litoral de São Paulo
Brasil
‘Buraco no céu’ chama atenção de moradores de cidade no litoral de São Paulo
51% dos brasileiros são contra anistia aos presos do 8/1; 37%, a favor, diz pesquisa
Brasil
51% dos brasileiros são contra anistia aos presos do 8/1; 37%, a favor, diz pesquisa
Brasil pula 8 posições no ranking da felicidade divulgado pela ONU
Brasil
Brasil pula 8 posições no ranking da felicidade divulgado pela ONU
Lula promete entregar Transnordestina e águas do São Francisco até fim do mandato
Brasil
Lula promete entregar Transnordestina e águas do São Francisco até fim do mandato
logo-urbnews-redondo