Fortaleza ganhou destaque internacional nas páginas do Financial Times, tradicional jornal britânico, graças a qualificação da política cicloviária. Dentre os pontos abordados pelo periódico está a expansão da malha cicloviária e a redução de acidentes fatais no trânsito como diferenciais da capital cearense.
O aumento das ciclovias e das ciclofaixas estão entre os pontos positivos levantados pelo jornal. Conforme dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em menos de uma década, entre 2014 e 2022, Fortaleza mais que quintuplicou a malha cicloviária, passando de 68 km para 425,3 km. Até 2024, a Prefeitura de Fortaleza projeta que a cidade chegue aos 500 km de vias exclusivas para bicicletas.
O prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) disse que a capital é destaque no jornal britânico “por uma política cicloviária bem-sucedida, que está em expansão para dar mais segurança a quem pedala”.
“Os números mostram que nossos investimentos estão contribuindo para os ciclistas se sentirem mais seguros, fazendo com que a bicicleta seja uma opção de transporte cada vez mais atraente da nossa cidade”, celebrou o gestor.
A política de requalificação da malha cicloviária rendeu ainda ganho de investimentos da Bloomberg Philanthropies – organização que se concentra em financiar projetos e iniciativas para melhorar áreas como saúde, meio ambiente, educação, artes, inovação etc.
Em junho deste ano, Fortaleza foi considerada uma das cidades com políticas mais ambiciosas e inovadoras para melhorar a infraestrutura ciclística. Por conta disso, foi a única cidade brasileira selecionada e a primeira colocada mundial para participar da Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI).
Através da BICI, dez cidades receberão assistência técnica da Global Designing Cities Initiative e financiamento. A capital cearense contará com o investimento de 1 milhão de dólares que, para além da expansão das vias, será utilizado para desenvolver uma política cicloviária inovadora baseada em dados.
A redução do número de acidentes no trânsito é outro ponto levantado pelo Financial Times. Por oito anos consecutivos, Fortaleza reduziu o número de acidentes fatais, acumulado um decréscimo de 58% em todo o período.
O projeto Re-ciclo, que fornece triciclos elétricos para catadores de lixo reciclável também é apontado na reportagem. Conforme o jornal, além dos novos veículos possuírem maior capacidade de carga quando comparado às tradicionais carroças, os participantes do projeto conseguiram aumentar sua renda média mensal em cerca de 40%.
Ciclovia novinha em folhas
A Prefeitura de Fortaleza concluiu, nesta quinta-feira (17), uma nova ciclovia na Av. D, no trecho compreendido entre as avenidas João de Araújo Lima e I, no José Walter. Com 820 metros de extensão, a estrutura se interliga com a ciclofaixa da Av. João de Araújo Lima e com a ciclovia existente na continuação da Av. D. A medida faz parte de um conjunto de intervenções que visa melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis.
“Estamos renovando a sinalização horizontal e vertical em 40 cruzamentos no bairro, além de prolongarmos as áreas de calçadas para facilitar a travessia de quem anda a pé”, esclarece Priscila Diniz, coordenadora da Gestão Cicloviária da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).