MENU

Política cicloviária de Fortaleza é destaque internacional em jornal do Reino Unido

Em junho deste ano, Fortaleza foi considerada uma das cidades com políticas mais ambiciosas e inovadoras para melhorar a infraestrutura ciclística
Neste sábado (19), é o dia nacional do ciclista. Foto: Thiago Matine/Prefeitura de Fortaleza.

Fortaleza ganhou destaque internacional nas páginas do Financial Times, tradicional jornal britânico, graças a qualificação da política cicloviária. Dentre os pontos abordados pelo periódico está a expansão da malha cicloviária e a redução de acidentes fatais no trânsito como diferenciais da capital cearense. 

O aumento das ciclovias e das ciclofaixas estão entre os pontos positivos levantados pelo jornal. Conforme dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em menos de uma década, entre 2014 e 2022, Fortaleza mais que quintuplicou a malha cicloviária, passando de 68 km para 425,3 km. Até 2024, a Prefeitura de Fortaleza projeta que a cidade chegue aos 500 km de vias exclusivas para bicicletas.

O prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) disse que a capital é destaque no jornal britânico “por uma política cicloviária bem-sucedida, que está em expansão para dar mais segurança a quem pedala”. 

“Os números mostram que nossos investimentos estão contribuindo para os ciclistas se sentirem mais seguros, fazendo com que a bicicleta seja uma opção de transporte cada vez mais atraente da nossa cidade”, celebrou o gestor.

A política de requalificação da malha cicloviária rendeu ainda ganho de investimentos da Bloomberg Philanthropies – organização que se concentra em financiar projetos e iniciativas para melhorar áreas como saúde, meio ambiente, educação, artes, inovação etc.

Em junho deste ano, Fortaleza foi considerada uma das cidades com políticas mais ambiciosas e inovadoras para melhorar a infraestrutura ciclística. Por conta disso, foi a única cidade brasileira selecionada e a primeira colocada mundial para participar da Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI).

Através da BICI, dez cidades receberão assistência técnica da Global Designing Cities Initiative e financiamento. A capital cearense contará com o investimento de 1 milhão de dólares que, para além da expansão das vias, será utilizado para desenvolver uma política cicloviária inovadora baseada em dados.

A redução do número de acidentes no trânsito é outro ponto levantado pelo Financial Times. Por oito anos consecutivos, Fortaleza reduziu o número de acidentes fatais, acumulado um decréscimo de 58% em todo o período.

O projeto Re-ciclo, que fornece triciclos elétricos para catadores de lixo reciclável também é apontado na reportagem. Conforme o jornal, além dos novos veículos possuírem maior capacidade de carga quando comparado às tradicionais carroças, os participantes do projeto conseguiram aumentar sua renda média mensal em cerca de 40%.

Ciclovia novinha em folhas

A Prefeitura de Fortaleza  concluiu, nesta quinta-feira (17), uma nova ciclovia na Av. D, no trecho compreendido entre as avenidas João de Araújo Lima e I, no José Walter. Com 820 metros de extensão, a estrutura se interliga com a ciclofaixa da Av. João de Araújo Lima e com a ciclovia existente na continuação da Av. D. A medida faz parte de um conjunto de intervenções que visa melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis.

“Estamos renovando a sinalização horizontal e vertical em 40 cruzamentos no bairro, além de prolongarmos as áreas de calçadas para facilitar a travessia de quem anda a pé”, esclarece Priscila Diniz, coordenadora da Gestão Cicloviária da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

55
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)

Notícias relacionadas:

Design sem nome (14)
Ceará
Banhista desaparece em alto mar após se afogar na Beira-Mar, em Fortaleza
Fotos (13)
Ceará
Tratamento para clarear pelos pode ser fator de risco para início de câncer, indica pesquisa
Fotos (12)
Ceará
Bairros de Fortaleza e Caucaia ficarão sem água nesta quinta-feira (25); veja lista  
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
Ceará
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
logo-urbnews-redondo