MENU

Eleições no Equador vão para 2º turno; “a paz triunfou no território nacional”, afirmou ministro

Ao todo, mais de 53.000 efetivos da Polícia Nacional atuaram durante a jornada cívica em todo o país; e cerca de 43.000 membros das Forças Armadas fizeram a guarda dos 4.390 recintos eleitorais.
O Presidente do Equador, Guillermo Lasso, durante a inauguração de um processo histórico de eleições antecipadas. (Foto: Secretaria-Geral de Comunicação da Presidência do Equador)

Neste domingo (20), mais de 13,4 milhões de cidadãos equatorianos foram às urnas para eleições antecipadas do presidente, vice-presidente, 15 deputados nacionais, 116 deputados provinciais e 6 deputados estrangeiros, que irão administrar o país por um período de 18 meses.

No caso do pleito presidencial, a votação irá para um segundo turno entre a candidata de esquerda Luisa Gonzáles, que teve 33% dos votos; e o ex-deputado e empresário Daniel Noboa, que teve 24%. Christian Zurita, substituto do candidato assassinado Fernando Villavicencio, ficou em terceiro lugar, com 16,5%.

O segundo turno está agendado para o dia 15 de outubro. Apesar de ter sido marcado por grave violência, com um assassinato de presidenciável, o primeiro turno das eleições no Equador foi concluído de maneira pacífica, segundo as autoridades do país.

“O país viveu um partido democrático, a paz triunfou no território nacional”, disse o ministro do Interior, Juan Zapata, após o encerramento do dia eleitoral. Ele frisou que, graças à articulação de inteligência entre a Polícia Nacional e as Forças Armadas, não houve ataques nos recintos eleitorais.

Ao todo, mais de 53.000 efetivos da Polícia Nacional atuaram para salvaguardar o bem-estar dos cidadãos durante a jornada cívica em todo o país; e cerca de 43.000 membros das Forças Armadas fizeram a guarda dos 4.390 recintos eleitorais.

Zapata também destacou a proteção que foi prestada aos candidatos à Presidência da República em seus momentos de votação e a instalação de postos de comando que permitiram acompanhar, em tempo real, os possíveis desenvolvimentos que surgissem no território nacional.

“Estamos satisfeitos porque o Plano de Segurança que foi trabalhado durante semanas deu os resultados esperados e os cidadãos vieram exercer o seu direito de voto”, salientou o ministro.

O Comandante-Geral da Polícia Nacional, Fausto Salinas, reforçou que, durante o processo eleitoral, não houve incidentes de maior gravidade. “A paz foi mantida, as estratégias de segurança e as operações de controle foram realizadas com sucesso”, afirmou.

Ao todo 945 pessoas foram detidas durante o processo eleitoral, e 351 infrações foram registradas: 325 por emissão e consumo de bebidas alcoólicas; 15 por propaganda em dias proibidos; 6 por votar embriagado; 2 por retardar o envio de documentos eleitorais; 2 por alterar o desenvolvimento da votação e uma por propaganda dentro do recinto eleitoral.

52
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

Nicole Kidman perde premiação do Festival de Veneza após descobrir morte da mãe
Mundo
Nicole Kidman perde premiação do Festival de Veneza após descobrir morte da mãe
atleta
Esporte
Atleta olímpica Rebecca Cheptegei morre dias após ser violentada pelo ex-companheiro
Design sem nome (51)
Mundo
Namíbia planeja abater 723 animais selvagens para distribuir como alimento para a população
Fotos
Mundo
Moradores de Portugal relatam insegurança durante terremoto no país: ‘Parecia uma eternidade’
logo-urbnews-redondo