História sendo feita. A Índia acaba de se tornar o quarto país a pousar com sucesso uma nave espacial na Lua, o primeiro a fazê-lo no polo sul do satélite. A sonda Chandrayaan-3, lançada em 14 de julho, fez seu pouso na superfície lunar na manhã desta quarta-feira (23), com transmissão ao vivo na internet.
Assista aqui ao momento do pouso
Segundo a Organização Indiana de Investigação Especial (IRSO), reponsável pelo projeto, essa conquista “marca um passo adiante significativo para a ciência, engenharia, tecnologia e indústria indiana, simbolizando o progresso da nação na exploração espacial”.
A missão da Chandrayaan-3 é encontrar gelo na superfície lunar. Cientistas acreditam que a enorme área da Lua que está permanentemente na sombra — e portanto muito pouco explorada — pode conter água, mesmo que em estado sólido.
A sonda indiana é resultado de um esforço colaborativo que envolveu a contribuição de diversos parceiros externos, incluindo a Corporação Espacial Sueca, a Agência Espacial Europeia e a NASA.
O pouso lunar acontece quatro anos depois depois de uma tentativa mal sucedida da Índia. Os outros países que já chegaram na superfície da Lua foram Estados Unidos, Rússia e China.