MENU

Pacto pelo Pecém é retomado com objetivo de impulsionar desenvolvimento do Ceará

Na ocasião, foi estabelecido a criação de um Grupo Gestor Provisório (GGP) composto pelos integrantes da iniciativa. Outra proposta é fazer uma revisão e atualização da Agenda Estratégica do Pecém
Na ocasião, foi estabelecido a criação de um Grupo Gestor Provisório (GGP) composto pelos integrantes da iniciativa. Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil.

O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), esteve no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para a retomada do Pacto pelo Pecém. A solenidade, que contou com representantes do âmbito público e privado, aconteceu nesta terça-feira (22), 

A iniciativa é agora uma ação entre CIPP S/A, Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante e Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP).

“Nós estamos fazendo essa renovação do Pacto porque o Porto do Pecém receberá grandes investimentos, como a Transnordestina e o [Hub] Hidrogênio Verde. O crescimento do Porto deve representar melhoria de vida para a população que vive nesses municípios”, afirmou o governador.

Já o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, disse que o interesse do pacto não só ter um desenvolvimento sustentável e equilibrado, mas “uma série de movimentos e demandas por uma governança e sustentabilidade ambiental e social, além dos grandes empreendimentos que estão para acontecer, como o Hub de Hidrogênio Verde e a Transnordestina”, reforçou.

Na ocasião, foi estabelecido a criação de um Grupo Gestor Provisório (GGP) composto pelos integrantes da iniciativa. Esse GGP será o embrião do futuro Conselho Gestor do CIPP, que poderá ter outras representações incorporadas. Outra proposta é fazer uma revisão e atualização da Agenda Estratégica do Pecém (Alece, 2014) e elaborar um Plano de Ação Imediata.

O presidente da Alece, Evandro Leitão, afirmou que a construção do Pacto foi coordenada pelo Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa, que já realizou diversos outros estudos importantes. “Juntos, iremos conduzir um processo de atualização do diagnóstico e de definição e implantação de um modelo de governança compartilhada que seja adequado e eficiente frente aos atuais e futuros desafios”, disse.

O presidente da AECIPP, Eduardo Amaral, destacou o engajamento do setor produtivo com o conglomerado de empresas unidas. “A AECIPP possui 73 empresas associadas, que geram mais de 102 mil empregos diretos e indiretos e representam 92% do PIB [Produto Interno Bruto] do Complexo. Nosso objetivo é apoiar de forma colaborativa um ambiente de negócios sustentáveis”, registrou.

49
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site (53)
Telhado desaba sobre quatro pessoas no Vicente Pinzón, em Fortaleza
V008-IMG-PL-0033-IMA-INS-GR-R01
Em Fortaleza, Passaré recebe empreendimento com valor geral de venda de R$ 88 milhões
Fotos
Justiça do Ceará reconhece direito de mulheres trans à aposentadoria feminina
foto site - 1
Elenco do filme “Motel Destino”, dirigido por um cearense, canta e dança forró em Cannes, na França
logo-urbnews-redondo