Conhecido como a terra do sol e dos verdes mares, o Ceará tem agradado turistas. Isso porque houve um aumento de 13,3% no índice de turismo cearense nos últimos 12 meses.
Com isso, o Ceará supera outros vizinhos nordestinos como Pernambuco e Bahia, tendo em vista que ambos apresentam o crescimento de 2,8% e 10,7%, respectivamente, no acumulado de junho de 2022 a junho deste ano.
Segundo os dados do Instituto Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), somente no primeiro semestre de 2023, o turismo no estado cresceu 5,5%, enquanto o resultado nacional foi de 8,6%.
O motivo de todo esse aumento se deve ao fato do Ceará ter três períodos de crescimento acima dos demais em todos os anos analisados, como explica o analista de Políticas Públicas do Ipece, Daniel Suliano.
“Especificamente, quando se observa o acumulado do ano de 2019 até junho – período que coincide ao primeiro semestre do referido ano – a taxa de crescimento da atividade turística cearense também opera bem acima dos demais, tendo crescimento quase 10%, contra 3% do Brasil, 2,9% de Pernambuco e 1,6% da Bahia”, Suliano completa.