O Ceará é o estado mais bem colocado do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados 2023, do Centro de Liderança Pública (CPL). Nacionalmente, o estado é o 12º ente federativo mais competitivo.
Associando o indicador ao bem-estar social, o ranking classifica como competitivo o estado que atende o cidadão com serviços públicos da melhor forma possível, possibilitando a “melhor qualidade de vida”.
Entre as potências cearenses destacadas, está a Educação – em 4º lugar, e a Solidez Fiscal – na 6ª posição nacional. Dentro dessa área, os destaques são os indicadores de gasto com pessoal e sucesso de planejamento, ambos na 5ª posição nacional.
“O Estado tem uma gestão fiscal equilibrada, que busca melhorar a governança, cada vez mais com o intuito de estar sempre se posicionando entre as melhores gestões dos entes federados”, reforça o secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes.
Outra área com avaliação superior em comparação à edição de 2022 foi a Sustentabilidade Ambiental, ocupando agora o 12º lugar no Brasil, e a Segurança Pública, que subiu nove posições e está na 16ª colocação.
Para o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, a melhora no ranking deve-se ao apoio dado pelo Executivo estadual à atuação da pasta e suas vinculadas, somado ao esforço de todos que compõem as Forças de Segurança.
Além disso, o gestor classifica o uso de tecnologias como primordial. “Juntamente ao trabalho integrado de todas as vinculadas, o uso da inteligência tem sido o carro chefe para que a gente consiga obter melhores êxitos nos resultados”, declarou o secretário.
Sobre o ranking
O Ranking de Competitividade tem 10 pilares temáticos, sendo eles: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
De acordo com o relatório final, “a metodologia do ranking foi elaborada a partir de amplo estudo de benchmark internacional e de literatura acadêmica especializada sobre o assunto”.
Acesse aqui o ranking. Confira a classificação geral de competitividade dos estados em 2023:
1º – São Paulo
2º – Santa Catarina
3º – Paraná
4º – Distrito Federal
5º – Rio Grande do Sul
6º – Minas Gerais
7º – Goiás
8º – Mato Grosso
9º – Mato Grosso do Sul
10º – Espírito Santo
11º – Rio de Janeiro
12º – Ceará
13º – Paraíba
14º – Amazonas
15º – Tocantins
16º – Pernambuco
17º – Alagoas
18º – Rondônia
19º – Sergipe
20º – Pará
21º – Maranhão
22º – Piauí
23º – Rio Grande do Norte
24º – Bahia
25º – Roraima
26º – Amapá
27º – Acre