Em mais uma grande mudança na gestão de Elon Musk, a plataforma X — antigo Twitter— anunciou que está lançando uma ferramenta para conectar profissionais e empresas com vagas abertas, algo muito parecido com outra rede social já existente, o LinkedIn, de propriedade da Microsoft.
Por enquanto, a novidade está em fase beta, disponível apenas para empresas verificadas com selo dourado no X, que custa em torno de mil dólares mensais. Segundo a proposta, organizações verificadas poderão “exibir cargos críticos em seus perfis e alcançar organicamente milhões de candidatos relevantes”.
Para as empresas, isso significa que a plataforma vai se tornar mais um canal de aquisição de talentos. As oportunidades com vagas abertas vão aparecer no perfil do X das organizações, e poderão ser buscadas por palavras-chave, localização e outros critérios.
Para os profissionais, surge a facilidade de acessar formulários para se candidatar em processos seletivos diretamente pelo X, onde poderão ser contatados pelos empregadores. Por outro lado, significa que seus perfis do antigo Twitter já serão uma informação pessoal conhecida dos recrutadores.
Em julho, quando a transição do Twitter para o X teve seus avanços mais significativos — como a mudança da logo e do URL — foi dito por Elon Musk e pela CEO Linda Yaccarino que a ideia é transformar a rede social em um mercado global para “ideias, bens, serviços e oportunidades”.