O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, anunciou oficialmente sua saída do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em pronunciamento na tribuna do Plenário 13 de Maio, nesta terça-feira (29).
O deputado estadual iniciou sua fala agradecendo aos colegas de partido, em especial o senador Cid Gomes e o presidente nacional do PDT, André Figueiredo, de quem partiu o convite para integrar o partido, em 2009. Desde então, foi a única sigla da carreira de Evandro Leitão.
Foi eleito para o parlamento cearense por três vezes pelo partido, em 2014, 2018 e 2022. “Eu quero aqui agradecer de público ao partido, pelo que o PDT fez me dando oportunidade em me colocar para a sociedade cearense”, falou Leitão.
O parlamentar procedeu a explicar que a desfiliação depois de 14 anos acontece em meio a impasse com a Executiva Nacional pedetista. Dentre as desavenças, ele cita a falta de financiamento do partido para sua campanha eleitoral em 2022.
Agora, Evandro afirma estar tomando as providências para buscar uma nova sigla e continuar em sua jornada política. O presidente da Alece é considerado por muitos um potencial pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024.
Confira o pronunciamento completo do deputado: