MENU

Alece debate o fortalecimento de ações contra o desaparecimento de pessoas no Ceará

Audiência irá discutir as condições que cercam esses desaparecimentos, bem como as ações que enfrentam esse problema, como a política pública de divulgação de banners de desaparecidos em telões nas ruas de Fortaleza.
Em março deste ano, a PC-CE fechou uma parceria com o Grupo Urbmídia, empresa de marketing digital com mais de 45 painéis de LED e diversas outras telas urbanas espalhadas pela Região Metropolitana de Fortaleza, para auxiliar na busca por pessoas desaparecidas. (Foto: Divulgação/SSPDS)

Neste dia 30 de agosto, é lembrado o Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas. Em alusão à data, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), realiza, às 14h desta quarta-feira, uma audiência pública para debater os desafios e políticas públicas de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas no Estado. 

O debate é uma iniciativa da deputada Jô Farias (PT). A parlamentar ressalta que o desaparecimento de pessoas é uma grave questão social e de segurança pública que atinge a população cearense, gerando angústia, dor e insegurança para as famílias envolvidas, além de causar um impacto emocional e psicológico de proporções incalculáveis. 

“O Estado tem o dever incontestável de envidar todos os esforços para garantir o direito à vida e à segurança de seus cidadãos”, disse. “Esse debate tem o objetivo de discutir o tema e aspectos que abrangem esses desaparecimentos, além de buscar fortalecimento de ações que promovam medidas de enfrentamento a essa problemática”, completa Jô Farias.

A deputada lembra ainda que o Ceará tem assumido um protagonismo nacional, sendo pioneiro na criação de um Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas (CEEDP), e na criação de política pública de divulgação de banners de desaparecidos em telões nas ruas e avenidas da capital cearense, em parceria com o Grupo Urbmídia.

Novos avanços

De janeiro a julho de 2023, 498 vítimas de desaparecimento em Fortaleza foram encontradas, segundo a 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE). Destas, apenas 26 foram casos com óbito, ou seja, 81% das ações foram localizações de vítimas com vida.

Em março deste ano, a DHPP deu um importante passo na divulgação de pessoas desaparecidas na capital cearense, fechando uma parceria com o Grupo Urbmídia, empresa de marketing digital com mais de 45 painéis de LED e diversas outras telas urbanas espalhadas pela Região Metropolitana de Fortaleza.

Desde então, os banners de desaparecidos têm sido divulgados no interior dos transportes coletivos, em diversos terminais de ônibus e em estacionamentos de shoppings em que a empresa atua. A parceria com a Urbmídia surge em atenção ao artigo 12 da Lei 13.812 de 2019, que instituiu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas.

“Essa exposição ajuda na divulgação dos casos de desaparecidos, aumenta o público que é atingido com as imagens das pessoas e fortalece a política pública de busca de pessoas desaparecidas. Como os banners têm os nossos telefones e redes sociais, isso auxilia nas denúncias e ajuda que a população pode dar para a Polícia Civil”, explica o delegado titular da 12ª Delegacia, Augusto Soares.

73
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

Fim do saque-aniversário do FGTS recebe aval de Lula, diz ministro do Trabalho
Política
Fim do saque-aniversário do FGTS recebe aval de Lula, diz ministro do Trabalho
Design sem nome (93)_Easy-Resize.com
Política
Sarto anuncia criação de Secretaria das Mulheres em Fortaleza: ‘Fortalecer políticas públicas’
janones
Política
PF indicia deputado André Janones em investigação de suposto esquema de "rachadinha”
Design sem nome (91)
Política
STF remarca julgamento da revisão da vida toda do INSS para próximo dia 20 de setembro
logo-urbnews-redondo