A soberania brasileira no futebol das Américas segue incontestada. Nesta semana, com a definição das semifinais da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, é garantido que, nas finais dos dois torneios, haverá um clube brasileiro.
Dos 4 times classificados às semis na Libertadores, 3 são brasileiros. Internacional e Fluminense se enfrentam na próxima etapa, e o Palmeiras irá jogar contra o argentino Boca Juniors.
Na Sul-Americana, a semifinal ficou 50% brasileira. Por azar, Fortaleza e Corinthians caíram no mesmo lado da chave, então só um time nacional irá para a grande final em Montevidéu. O outro confronto será entre Defensa y Justicia e LDU.
Em ambas as competições, os jogos de ida das semifinais acontecem no próximo dia 27 de setembro, enquanto a volta está marcada para 4 de outubro.
Saiba como foram os jogos decisivos das quartas de final:
Libertadores
O Internacional foi o primeiro time a se classificar, vencendo o Bolívar por 2 a 0. O destaque ficou para os estrangeiros no elenco colorado: o atacante equatoriano Enner Valencia foi o autor dos dois gols e o goleiro uruguaio Sergio Rochet fez uma bela defesa de pênalti.
Depois de 15 anos, o Fluminense volta às semifinais da Libertadores após atropelar o Olímpia com placar de 3 a 1 no Paraguai. Somado à ida de 2 a 0 no Rio, o saldo foi mais que lucrativo para o tricolor carioca. A noite teve ainda gol de Gérman Cano, que se firma como artilheiro da competição, com 9 gols.
Já o Palmeiras precisou apenas administrar a sólida vantagem de 4 a 0 feita no jogo de ida e garantiu sua classificação empatando com o Deportivo Pereira por 0 a 0. Mesmo só cumprindo tabela, a festa no Allianz Parque foi grande. Essa é a quarta semifinal consecutiva do Verdão na Libertadores.
Sul-Americana
Na terça-feira, o Corinthians teve que decidir sua vaga contra o Estudiantes nos pênaltis, contando com a segurança do goleiro Cássio para garantir a vitória. No tempo normal, o goleiro também foi fundamental na manutenção do placar, com ajuda da trave, acertada 6 vezes ao longo da partida,
Já na quarta, o Botafogo, atual líder incontestável do Brasileirão, perdeu por 2 a 1 para o Defensa y Justicia e deu adeus à Sul-Americana. Os times haviam empatado no jogo de ida. Essa foi a primeira derrota do time carioca em 19 jogos.
Em uma noite histórica no diante de 57 mil pessoas na Arena Castelão, o Fortaleza se tornou o primeiro time nordestino a alcançar uma semifinal da Sul-Americana, depois de vencer o América/MG por 2 a 1. A festa foi gigante na capital cearense.
Infelizmente para o São Paulo, nem o embalo de mais de 52 mil pessoas no Morumbi conseguiu reverter a vantagem do LDU Quito. O tricolor paulista até levou o jogo para os pênaltis, após vencer no tempo normal, mas saiu eliminado.