MENU

Mausoléu do Palácio da Abolição será transformado em monumento a abolicionistas cearenses

O governador Elmano de Freitas anunciou que trará para a sede do Poder Executivo os restos mortais do Dragão do Mar e de outros abolicionistas do Ceará.
Erguido no sul do térreo, o Mausoléu Castelo Branco foi inaugurado pouco mais de dois anos após a inauguração oficial do Palácio da Abolição, no dia 18 de julho de 1972. (Foto: Tatiana Fortes/Gov do Ceará)

O Mausoléu Castelo Branco, localizado no Palácio da Abolição, será ressignificado para abrigar restos mortais de abolicionistas. Segundo o governador Elmano de Freitas, a mudança na sede do Poder Executivo cearense é um pedido antigo dos sobreviventes da Ditadura Militar.

Datado de 18 de julho de 1972, o Mausoléu foi criado como um monumento à memória de Humberto de Alencar Castello Branco (1897-1967), único cearense a ocupar a presidência da República de forma não interina, sendo o primeiro do período da Ditadura. O local abriga os restos mortais do general e o de sua esposa, Argentina Viana.

“A decisão está tomada. A secretaria da Cultura, junto à Secretaria de Direitos Humanos, tem a missão de garantir que no Palácio da Abolição não ficará o mausoléu de quem apoiou a ditadura”, anunciou o governador, que também falou da intenção de trazer os restos mortais de cearenses envolvidos na abolição da escravatura no país, em 1888.

“Existe um projeto a ser executado, minha vontade é que dia 11 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos, tragamos para cá Dragão do Mar. Porque se é para trazer alguém, que tragamos para cá Dragão do Mar e outros abolicionistas. Aqueles que lutaram pela democracia”, enfatizou Elmano.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (31), durante evento no Palácio da Abolição que comemorou os 44 anos da Lei da Anistia. Em alusão à data, foi assinado um acordo para manutenção de documentos históricos da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, a partir da identificação e higienização dos processos. 

Na ocasião, também foram homenageadas 35 pessoas – 19 mulheres e 16 homens. Dentre elas Ruth Barreto, reconhecida como a primeira presa política do Ceará; o artista plástico Ernesto Sales, filho de presos políticos; e a ex-prefeita Maria Luiza Fontenele, professora universitária e ativista política.

Foto: Carlos Gibaja/Gov do Ceará.

Sobre o Mausoléu

Erguido no sul do térreo, o Mausoléu Castelo Branco foi inaugurado pouco mais de dois anos após a inauguração oficial do Palácio da Abolição, no dia 18 de julho de 1972. Sua estrutura de concreto protegido destaca-se pelo grande balanço suspenso de 30 metros, que se projeta sobre o espelho d’água. 

Há também uma praça pavimentada com peças de madeira rústica aplicada na composição de escadas, cercada por taludes gramados. A câmara funerária foi situada na extremidade final do balanço, após as galerias que trazem a exposição de documentos e objetos pessoais do ex-presidente.

64
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

pefoce portal_Easy-Resize.com
Ceará
Ceará é o 2º do Brasil e 1º do Nordeste em identificação de pessoas desaparecidas
Centenária e reinaugurada, Ponte dos Ingleses registra grande movimentação no fim de semana
Ceará
Centenária e reinaugurada, Ponte dos Ingleses registra grande movimentação no fim de semana
VLT evita colisão com homem deitado em via férrea de Fortaleza com sinais de embriaguez 
Ceará
VLT evita colisão com homem deitado em via férrea de Fortaleza com sinais de embriaguez 
Design sem nome - 2024-09-14T164654.457_Easy-Resize.com
Ceará
Requalificação do Ginásio Poliesportivo da Parangaba e urbanização do entorno é concluída neste sábado 
logo-urbnews-redondo