MENU

Ministro da Defesa, José Múcio visita Base Aérea de Fortaleza, futura sede do ITA

O motivo da passagem foi para realizar um levantamento de dados para a execução do projeto de implantação de um Campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Em média, quatro a cada dez vagas do ITA, instituição de ensino do Comando da Aeronáutica localizado em São José dos Campos (SP), são ocupadas por cearenses. Foto: Sargento P. Silva / CECOMSAER

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, visitou a Base Aérea de Fortaleza acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. O motivo da passagem foi para realizar um levantamento de dados para a execução do projeto de implantação de um Campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), previsto para ser executado em 2025, quando a Instituição completará 75 anos.

Em média, quatro a cada dez vagas do ITA, instituição de ensino do Comando da Aeronáutica localizado em São José dos Campos (SP), são ocupadas por cearenses. Devido ao alto índice de aprovação de estudantes da região, um importante passo foi dado em direção à criação de um campus do Instituto na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).

“Queremos que o ITA Ceará tenha o padrão do ITA São Paulo, para que não existam dois tipos de formandos, dois tipos de engenheiros. Então, é uma extensão do sucesso do ITA de São Paulo, um empreendimento histórico que o Brasil tem usufruído, que orgulha o país no mundo inteiro”, destacou o Ministro.

Acompanhado de outras autoridades militares como o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, membros do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), o Ministro deixou claro o desejo de que o ITA Ceará passe a ter os padrões do ITA São Paulo.

No mesmo dia da visita do ministro à Base, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que a nova sede do ITA, a primeira fora de São Paulo, será instalada na capital cearense. “Nós vamos trazer o ITA para investir aqui no Ceará. É um presente que a gente vai dar ao Ceará”, declarou.

Vale lembrar que o ITA possui um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil, sendo o berço da formação de dezenas de estudantes do Ceará por ano. Só no último concurso, de 150 convocados, cerca de 61 eram do Ceará (40% do total), contra 52 de São Paulo.

Durante a apresentação do projeto de instalação do campus na cidade, o Comandante da Aeronáutica ressaltou que a criação da nova unidade é importante para o desenvolvimento educacional e econômico do município.

“O Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, um cearense, desbravador da ciência, do Brasil e da Força Aérea Brasileira, um dia entendeu que precisava criar um Instituto no alto padrão do mundo e criou o ITA. Nós estamos voltando aqui para, de alguma forma também, referendar a memória dele. O projeto caminha muito bem, precisamos agora criar um caderno de necessidades, o projeto básico para tudo isso”, disse o Comandante.

Colaborou Marcelo Teixeira

48
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site berg (19)
Organização do Fortal afirma que embargo sofrido afeta menos de 10% da área do evento
sarto ordem de serviço mercado central
Sarto assina Ordem de Serviço do Mercado Central de Fortaleza nesta sexta (17)
foto site berg (16)
“Vamos continuar em greve e intensificar nossas ações”: greve dos docentes das universidades federais do Ceará é mantida
etufor-realiza-fusao-de-linhas-de-onibus-nos-bairros-aracape-e-passare-em-fortaleza-scaled-2
Sarto anuncia 52 novos ônibus e 10 novas rotas em Fortaleza a partir desta quinta (16)
logo-urbnews-redondo