A série Cangaço Novo, produção da Amazon Prime, vem rompendo as fronteiras internacionais. A trama, que estreou no dia 18 de agosto é a mais assistida no Brasil no streaming em que foi lançado, mas um número surpreende: a série ocupa o primeiro lugar no top 10 do Prime Vídeo em outros cinco países africanos, sendo eles a Argélia, Angola, Benim, Burkina Faso e Moçambique.
Os dados são do site FlixPatrol, que analisa audiência em plataformas de streaming. Além dos países africanos, a produção brasileira performa bem também em países da Europa, no Canadá e já entrou no top 10 em outros 49 países. Protagonizada por Allan Souza Lima, Alice Carvalho e Thainá Duarte, e dirigida por Fábio Mendonça e Aly Muritiba, a série fez sua estreia mundial no Festival de Gramado, no mês passado.
Cangaço Novo retrata a violência no sertão do Ceará ao acompanhar uma gangue de ladrões de banco que domina pequenas cidades do estado. A trama acompanha Ubaldo (Allan Souza Lima), um banqueiro que descobre que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense. De volta à terra natal ele acaba se juntando a uma gangue de ladrões de banco.
A série é baseada na vida real de Valdetário Carneiro. Ex-membro de um grupo envolvido em assaltos que, por meio do uso do medo, assumiu o controle de cidades do interior. O nome da série se deve ao fato de Valdetário se inspirar no maior cangaceiro que já existiu, o Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.