MENU

Ceará ganha Política Estadual do Hidrogênio Verde e programa de incentivo à energia limpa

As leis foram aprovadas pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governador Elmano de Freitas nesta quinta-feira (7), antes de iniciar viagem oficial para a China.
Com o Programa Renda do Sol, trabalhadores da agricultura familiar irão produzir energia solar para ser comprada pelo Governo do Estado. (Foto: Deivysson Teixeira/Gov. do Ceará)

Os incentivos à transição energética no Ceará seguem ganhando caráter normativo. Duas leis aprovadas pela Assembleia Legislativa (Alece) foram sancionadas nesta quinta-feira (7) com o objetivo de ampliar o suporte à produção de energia solar e de Hidrogênio Verde no estado.

Uma delas cria o Programa Renda do Sol, que pretende reduzir a pobreza entre famílias na zona rural cearense por meio da geração de energia solar. O Programa quer beneficiar a população mais vulnerável com a instalação de pequenas usinas fotovoltaicas cuja produção será comprada pelo Governo do Estado.

A segunda lei institui a Política Estadual do Hidrogênio Verde e o Conselho Estadual de Governança e Desenvolvimento da Produção de Hidrogênio Verde. De acordo com o Governo, ambos são instrumentos necessários para fortalecer os potenciais do Ceará como um dos protagonistas no movimento global de mudança da matriz energética.

As matérias foram sancionadas pelo governador Elmano de Freitas antes dele iniciar viagem oficial para a China, onde fica até o próximo dia 17. Nesse período, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão, assume o comando do Poder Executivo cearense.

Renda do Sol

Inicialmente, serão implantados dois projetos-piloto nos municípios de Jaguaribara e Tamboril, localidades onde mais de 160 famílias estão ligadas às atividades de produção de frutas, verduras e laticínios. Segundo o Governo, essas comunidades pleiteiam apoio para os custos de manutenção e produção, especialmente de energia.

“O povo cearense vai se transformar em um povo empreendedor e produtor de energia limpa, energia solar. É a oportunidade de renda para famílias de baixa renda. Trabalhadores da agricultura familiar vão ter a oportunidade de melhorar sua renda gerando trabalho com a produção de energia para ser comprada pelo Governo do Ceará”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

Política Estadual de Hidrogênio Verde

A proposta que estabeleceu a Política e o Conselho de Hidrogênio Verde justifica que “o mercado do hidrogênio tem revelado potencial para atração de investimentos, geração de empregos e renda, estando, ainda, alinhado com premissas mundiais de desenvolvimento sustentável do ponto de vista social e ambiental”.

De acordo com o Projeto, a Política Estadual do Hidrogênio Verde no Ceará “tem o foco no desenvolvimento econômico baseado na diversificação e ampliação da matriz energética e na redução da emissão da emissão de carbono no Estado do Ceará”, diz o texto. O Conselho, por sua vez, terá “competências para discutir estratégias, definir diretrizes e ações voltadas ao incentivo da cadeia de produção do hidrogênio verde”, registra.

“Esta política vai ter a participação do Governo do Ceará, da sociedade civil, de empresas interessadas em investir no setor, para que nós possamos criar um ambiente favorável para a produção de energia limpa no nosso estado beneficiando grandes e pequenos produtores”, disse o governador.

Com informações do Governo do Estado.

55
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)

Notícias relacionadas:

Design sem nome (14)
Ceará
Banhista desaparece em alto mar após se afogar na Beira-Mar, em Fortaleza
Fotos (13)
Ceará
Tratamento para clarear pelos pode ser fator de risco para início de câncer, indica pesquisa
Fotos (12)
Ceará
Bairros de Fortaleza e Caucaia ficarão sem água nesta quinta-feira (25); veja lista  
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
Ceará
Elmano anuncia a convocação de 125 novos professores para a Universidade Vale do Acaraú
logo-urbnews-redondo