O brasileiro João Fonseca, de apenas 17 anos, foi o grande campeão da chave juvenil de simples do US Open 2023 de tênis neste sábado (9), em Nova York (EUA). O torneio é o último Grand Slam do ano e um dos mais importantes da modalidade.
Com o resultado, o tenista carioca chegou ao posto de número 1 do mundo nos juvenis. Porém, ele afirma que a conquista de sua primeira taça em Grand Slam foi sua última partida na categoria que antecede os profissionais.
A vitória veio em cima do americano Learner Tien por 2 sets a 1. Na cerimônia de premiação, o jovem foi às lágrimas e agradeceu o apoio da torcida em Nova York. “Me senti como se estivesse no Brasil. Muito obrigado galera, esse título foi para vocês. É só gratidão por todo o trabalho e vamos buscar ainda mais”, afirmou.
Terceiro brasileiro a conseguir o título juvenil em Grand Slams, João se junta a Tiago Fernandes, que foi campeão do Australian Open juvenil, em 2010, e Thiago Wild, que também venceu o US Open da categoria, em 2018.
Atual número 650 do circuito da ATP, ele já estreou em torneios de nível 500 graças a um convite para o Rio Open 2023 e foi o primeiro tenista juvenil a vestir a marca esportiva que tem Roger Federer como um de seus sócios. João também foi protagonista na inédita conquista brasileira da Copa Davis Juvenil, em 2022.
Natural do Rio de Janeiro, João Fonseca já se declarou torcedor fanático do Flamengo. E quando pode, vai torcer pelo clube. Ele treina na capital fluminense, na Yes Tennis, no Itanhangá Golf Clube, com Guilherme Teixeira.
Com informações do Comitê Olímpico Internacional.