Estudantes dos cursos de Engenharia e Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram selecionados para a fase final da XXVIII Maratona de Programação, evento da Sociedade Brasileira de Computação. As duas equipes, TreeRangers e Be as Stupid as Possible in Implementation – dos campi de Quixadá e Fortaleza, irão participar da última fase que será realizada na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, nos dias 19 a 21 de outubro.
Os dois grupos finalistas são compostos, respectivamente, pelos alunos Daniel Vitor Pereira, Felipe Rodrigues Freitag e Gustavo Henrique Freitas; junto dos discentes Gabriel Candeia, Paulo Roberto e Rafael Capelo Domingues.
No total, 11 equipes da UFC participaram da competição na primeira fase, entre os campi de Fortaleza, Crateús e Quixadá. Os dois grupos finalistas ficaram em primeiro lugar em suas determinadas sedes.
O diretor dessa etapa da competição, Prof. Nicolas Araújo Moreira, destacou a importância da Universidade em eventos de incentivo “ao desenvolvimento nas áreas de linguagem de programação, algoritmos e estruturas de dados; ao aprimoramento de habilidades, como trabalho sob pressão e em equipe; à projeção dos alunos no mercado de trabalho e à consolidação dos cursos de tecnologia da UFC no mercado de trabalho”.
O momento inicial da maratona selecionou as 65 melhores equipes rumo à fase final. Durante as cinco horas de competição, os estudantes precisaram resolver problemas com base na sua complexidade e criar um programa para solucionar esses desafios dentro dos limites de tempo estabelecidos pelos juízes.