Neste dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Dentre as várias dificuldades que essa parcela da população encontra — entre exclusão, preconceito e falta de acessibilidade — uma que está sendo combatida pouco a pouco nas redes sociais é a desinformação.
Conheça alguns influenciadores que se destacam nas redes sociais falando sobre suas rotinas e vivências enquanto pessoas com deficiência, e que usam seu alcance para espalhar informações corretas e derrubar preconceitos.
Malu Paris
Com apenas 17 anos, Maria Luisa Paris coleciona um enorme sucesso nas redes sociais de vídeos curtos com relatos bem-humorados de sua rotina como uma pessoa surda. A jovem de Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Espírito Santo, já soma 2 milhões de seguidores no TikTok, 500 mil no Instagram e quase 30 mil no X.
Malu ficou surda na infância, em razão de uma Síndrome do Aqueduto Vestibular Alagado (SAVA), que resultou em perda auditiva severa. Hoje, ela escuta bem pelo ouvido esquerdo graças a um implante de aparelho auditivo, e usa sua plataforma para desmistificar questões sobre surdez.
@niishiimiya Respondendo a @letra.de.msicas ♬ som original – malu paris crf
Ivan Baron
Com 24 anos e natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Ivan se apresenta como o “influenciador da inclusão”, e atualmente tem mais de 650 mil seguidores no TikTok, 429 mil no Instagram, e mais de 50 mil no X (Twitter). Ele é também autor do “Guia Anticapacitista”.
O influencer, que tem paralisia cerebral, é ativista pela causa das pessoas com deficiência e estourou nas redes sociais após criticar uma fala de Juliette Freire, que durante o BBB21 acabou sendo capacitista ao usar o termo “aleijado”.
Neste ano, Ivan ganhou reconhecimento nacional após ser um dos escolhidos para subir a rampa do Planalto e representar o povo brasileiro na passagem de faixa para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro.
@ivanvbaron Maneiras corretas de como tratar uma Pessoa Cadeirante, CHECK! | Participação especial: Ryan e @Thabatta Pimenta 🌶 ♬ som original – Ivan Baron
Anthony S. Ferraro (@asfvision)
A deficiência visual se tornou uma ferramenta de inspiração e também de trabalho para o americano Anthony Ferraro. Ele nasceu sem enxergar, por conta de uma condição genética congênita. Seus vídeos geralmente começam com “Sou cego! E é assim que eu…”
Em vídeos bem humorados, ele explica como faz suas atividades diárias sem o auxílio da visão, e também gosta de fazer vídeos experimentando esportes radicais e outras coisas que desafiam as expectativas para uma pessoa com deficiência visual.
Anthony é também um multiatleta. Ele toca violão e pratica diversos esportes, fazendo parte inclusive do time paralímpico de judô dos Estados Unidos. Atualmente, ele soma 1.3 milhão de seguidores no TikTok, e seu vídeo mais popular foi visto nada menos que 27 milhões de vezes, onde ele mostra como pratica skate.
Apesar do conteúdo ser em inglês, o TikTok tem a opção de legenda com tradução em português.
@asfvision CLIF BAR – The Ultimate Energy Bar – is my go-to when skateboarding. When I am not landing a trick right away, sometimes it’s hard to remember to never give up. When I need more energy it’s not even a question that I’m going to grab a CLIF Bar out of my skate bag. Giving me the nutrition I need, I go back out and finish what I started. CLIF Bar products are the best of the best if you haven’t tried it already I strongly recommend doing so! #ad #clifbarcrew ♬ original sound – Anthony S. Ferraro