MENU

Lula e Zelensky se encontram em NY; Presidente também lança coalizão com Joe Biden

Em reunião histórica, os presidentes do Brasil e da Ucrânia dialogaram sobre a promoção da paz e a reforma das organizações internacionais
Lula aproveitou sua viagem a NY para se encontrar com os dois presidentes (Fotos: Ricardo Stuckert/Planalto)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta quarta-feira (20), em Nova York, após meses de expectativa. Foi o primeiro encontro bilateral entre os dois chefes de Estado, que já planejavam esse momento após suas posições sobre a guerra no leste europeu divergirem.

A reunião, que aconteceu um dia após a abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, durou cerca de uma hora e dez minutos, tempo o suficiente para os dois presidentes discutirem suas diferenças, algo que o próprio Lula afirmou ser uma união visando “uma paz duradoura, para que nunca mais aconteça uma ocupação territorial, como fez a Rússia”.

Tanto Lula quanto Zelensky foram aos Estados Unidos participar da Assembléia Geral na ONU, com o chefe de Estado brasileiro sendo o primeiro a discursar na solenidade. Em postagem no X (antigo Twitter), o presidente comemorou o encontro, e reafirmou a importância da manutenção constante do diálogo entre os países.

Depois, Lula falou mais sobre a reunião em coletiva com jornalistas. Comentou a proposta de que países neutros à Guerra da Ucrânia fossem essenciais para a mediação do conflito, o chamado “clube da paz” que defende há meses. “Disse pra ele (Zelensky) a necessidade de encontrar um grupo de países amigos que possam construir uma proposta que não fosse nem de um, nem de outro”, afirmou o presidente.

Além da Guerra, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que os dois presidentes também repassaram aspectos da relação bilateral entre Brasil e Ucrânia e dialogaram sobre a necessidade de reformas na governança internacional, incluindo organismo das Nações Unidas, como o Conselho de Segurança.

A promoção trabalhista de Biden

Também na quarta-feira, Lula aproveitou sua estadia em Nova York e se reuniu mais cedo com o presidente americano Joe Biden. Eles afirmaram um compromisso mútuo, lançando uma coalizão que promete promover o “trabalho digno”. A iniciativa visa combater a precarização do trabalho, colocando em pauta a importância dos sindicatos trabalhistas nas tomadas de decisões.

“Sabemos que o nosso progresso depende dos nossos trabalhadores. Eles que vão impulsionar a transição da energia verde, eles que vão tornar segura a cadeia de valor e erguer a infraestrutura para manter forte a nossa economia”, disse Joe Biden.

Lula apoiou a decisão de Biden, e disse nunca ter visto “presidente americano ter falado tão bem sobre os trabalhadores como ele falou”. O presidente ainda deve permanecer em viagem até o final dessa semana.

20
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

Design sem nome (99)
Mundo
Kate Middleton anuncia fim de tratamento de quimioterapia e retoma atividades públicas
Design sem nome (98)_Easy-Resize.com
Mundo
Trump e Kamala se enfrentam em debate pela primeira vez nesta terça-feira (10); veja detalhes
Nicole Kidman perde premiação do Festival de Veneza após descobrir morte da mãe
Mundo
Nicole Kidman perde premiação do Festival de Veneza após descobrir morte da mãe
atleta
Esporte
Atleta olímpica Rebecca Cheptegei morre dias após ser violentada pelo ex-companheiro
logo-urbnews-redondo