MENU

Fortaleza segue em processo para se tornar um Destino Turístico Inteligente (DTI)

A capital cearense foi uma das dez cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Turismo para essa iniciativa.
Recentemente, Fortaleza foi apontada em primeiro lugar do Nordeste no Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes 2023. (Foto: Divulgação/PMF)

Você sabia que Fortaleza é uma das dez cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Turismo (MTur) para se tornar um Destino Turístico Inteligente (DTI)? São destinos que gerenciam seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometidos com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e dos turistas.

A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) já iniciou o processo de implantação da Estratégia Nacional DTI Brasil. Servidores e colaboradores da pasta participaram, na última semana, de uma capacitação que apresentou a metodologia DTI e o diagnóstico de Fortaleza. Também foi elaborado o Plano de Transformação da Capital.

“Apenas dez cidades brasileiras foram selecionadas para a implantação dessa estratégia de transformação da cidade em um destino inteligente, e Fortaleza foi uma delas. Essa capacitação é uma nova etapa dentro dessa conquista. Trabalhamos diariamente para o desenvolvimento da Cidade, tentando sempre nos adequar às novas demandas nacionais e internacionais”, destaca o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

A Estratégia Nacional DTI Brasil pretende capacitar as cidades selecionadas considerando nove pilares: governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte e criatividade.

Processo de implantação do Selo DTI em Fortaleza

Fortaleza foi selecionada, em junho de 2023, como uma das dez cidades pelo Ministério do Turismo para participar da Estratégia Nacional DTI Brasil. No mesmo mês, teve início a capacitação online e presencial. Em julho, uma equipe da Setfor participou do Seminário Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes, em Montevidéu. 

Em agosto, aconteceu a finalização do diagnóstico do destino e uma capacitação presencial em Foz do Iguaçu. E neste mês, foi validado o diagnóstico, realizada uma reunião com os consultores acerca dos dados e elaborado o Plano DTI da cidade.

Cidade Inteligente

Recentemente, Fortaleza foi apontada em primeiro lugar do Nordeste no Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes 2023. O levantamento foi realizado pela Conexis Brasil Digital, Connect 5G e Teleco, para identificar os municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão. A capital cearense aparece ainda em quarto lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Curitiba, Uberlândia e Belo Horizonte.

“É uma grande alegria ver Fortaleza se destacando em várias frentes, inclusive no ranking de Cidades Inteligentes. Como gestor do turismo, comemoro cada uma dessas conquistas, pois elas refletem positivamente na economia do turismo da capital cearense”, afirma o secretário Alexandre Pereira.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza.

10
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

campanha-nacional-de-vacinacao-1200x800-1
Ceará inicia campanha de vacinação contra poliomielite no dia 25 de maio
foto site berg (31)
Sarto anuncia substituição da dupla Victor e Léo no São João de Fortaleza após pedido do público
FACHADA-UECE-2019-2
Uece: 2ª fase do vestibular acontece neste domingo (19) e segunda-feira (20)
foto site berg (25)
Forte chuva causa alagamentos em Maranguape, no Ceará; Prefeitura monitora áreas críticas
logo-urbnews-redondo