Começou na madrugada deste sábado (23), mais precisamente às 3h50 da madrugada, a primavera no hemisfério sul. Até o dia 22 de dezembro, o Brasil estará na estação em que, tradicionalmente, as temperaturas aquecem e trazem consigo a volta das flores.
As estações são mais percebidas na medida em que se afastam da linha do equador – linha imaginária que divide os dois hemisférios. Sendo assim, as características de cada estação praticamente não existem nas regiões próximas a essa linha, como é o caso do Ceará.
Apesar disso, a estação das flores costuma trazer à Fortaleza, nos meses de setembro e outubro, o florescimento dos ipês amarelos. O visual dá um colorido à Capital, modifica a paisagem urbana e decora praças, avenidas, calçadas e canteiros centrais de vias públicas, virando uma atração para turistas e fortalezenses.
A árvore nativa, também conhecida como Pau d’Arco, é plantada com frequência pela Prefeitura e por moradores em diversas áreas da cidade, inclusive calçadas, já que a sua raiz não compromete o passeio. Além disso, o ipê tem a vantagem de alcançar a maturação rapidamente, atingindo a idade adulta em até dois anos, fase em que desenvolve a floração.
Árvore Símbolo de Fortaleza desde 2021, o ipê amarelo é a espécie mais pedida pelos solicitantes do programa Árvore na Minha Calçada, conduzido pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) da capital. A iniciativa realiza a doação da muda e o plantio gratuito para os cidadãos que solicitarem.
Interessados em adotar uma árvore, que pode ser ipê ou de outra espécie, podem enviar e-mail para plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br ou entrar em contato por meio do whatsapp (85) 98814-3849.