Em 2016, Maria das Dores Silva, 40, foi diagnosticada com fibrose pulmonar. Trata-se de uma doença crônica, progressiva e não infecciosa, que endurece os pulmões e diminui a capacidade do órgão de expandir e de encolher, dificultando a respiração. “Para voltar a ter qualidade de vida teria que passar por um transplante e na minha cidade não tinha esse serviço”, conta.
Natural de São Luís, no Maranhão, ela foi submetida a um transplante bilateral de pulmão no Hospital de Messejana (HM), em Fortaleza, e recebeu alta na última quinta-feira (21), após um mês e treze dias de internação. “Agora eu posso comemorar o início da minha nova vida, quero reconquistar minha independência, voltar as fazer minhas coisas”, planeja Maria.
A unidade estadual é referência nacional em transplantes de pulmão. Desde junho de 2011, pacientes com doenças respiratórias graves têm a oportunidade de receber um transplante sem precisar viajar para o Sul ou Sudeste. Nesses doze anos, foram realizados 51 transplantes de pulmão. Atualmente, seis pessoas estão na fila, aguardando a doação do órgão.
O pulmão é um dos órgãos mais delicados do corpo humano, e só pode ser transplantado quando existe compatibilidade sanguínea e de tamanho da caixa torácica do doador e do receptor. Além disso, é alto o índice de complicações e mortalidade pós-transplante. Felizmente, o HM é referência no tratamento de doenças pulmonares de alta complexidade.
O Programa de Transplante Cardíaco do hospital também acumula muitas conquistas. Em fevereiro deste ano, o HM alcançou a marca de 500 transplantes, tornando-se o segundo hospital com maior número de procedimentos do Brasil. De janeiro a setembro de 2023, foram realizados 21 transplantes de coração na instituição.
Todos os serviços realizados no Hospital de Messejana são gratuitos e feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Setembro Verde
Em alusão à campanha nacional de Doação de Órgãos, celebrada no dia 27 de setembro, o Hospital de Messejana realizará, na próxima segunda-feira (25), um evento de conscientização sobre o tema.
Com o tema “Renove a vida, doe órgãos”, o evento acontecerá no auditório principal da instituição e contará com a participação dos coordenadores dos Programas de Transplantes, pacientes, representantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HM e da Central de Transplante do Estado do Ceará.
“Renove a vida, doe órgãos”
Data: 25 de outubro de 2023
Horário: 9h
Endereço: Auditório A do Hospital de Messejana – Avenida Frei Cirilo, 3480.
Com informações do Governo do Estado.