Em meio a forte onda de calor que alastra o Brasil, o Ceará, embora não esteja integrando a lista de alerta vermelho de grande perigo para 11 estados e o Distrito Federal por causa das temperaturas acima da média, feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode alcançar temperaturas que variam entre 38ºC e 40ºC, até quarta-feira (27), conforme aponta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A meteorologista da Funceme Rafaela Gomes afirma que as temperaturas podem ocorrer principalmente na tarde desta segunda e nesta terça-feira (26), nas cidades que estão situadas nas seguintes macrorregiões: Ibiapaba, Litoral Norte, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Nas demais áreas, como o Litoral de Fortaleza.
“As temperaturas máximas poderão alcançar valores entre 31 e 33°C durante o período da tarde e mínimas de 25°C durante a madrugada de terça e quarta-feira”, pontua.
Neste domingo (24), Taubaté, Campos do Jordão e Bragança Paulista, situadas no estado de São Paulo, registraram o dia mais quente do ano. Os termômetros chegaram a 37,2ºC em Taubaté, Campos do Jordão registrou 30,1°C; e em Bragança Paulista os termômetros chegaram a 36°C.
Segundo Rafaela, em Fortaleza, no mesmo dia, a temperatura máxima registrada foi de 33.2°C no bairro Itaperi durante o período da tarde. Ainda segunda ela, o recorde de temperatura máxima registrada em Fortaleza esse ano de 2023 foi de 34.6°C, no bairro Itaperi, no dia 18 deste mês.
“Lembrando que estamos no B-R-O-BRÓ, período que compreende os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, sendo caracterizado principalmente por ser, em média, os meses mais quentes do ano aqui no Ceará”, reforça.