MENU

Acordo com Banco Mundial pode consolidar o Nordeste como polo de Hidrogênio Verde

Memorando assinado pelos governadores dos estados do Nordeste vai estimular o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde na região.
A cooperação foi celebrada na reunião do Consórcio Nordeste em Brasília, realizada nesta segunda-feira (25), com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. (Foto: Carlos Gibaja/Gov do Ceará)

Os governadores dos estados do Nordeste e o Banco Mundial assinaram um Memorando de Entendimento para estimular o desenvolvimento da cadeia do Hidrogênio Verde. A iniciativa pretende consolidar a Região como um polo mundial da economia verde. 

A cooperação foi celebrada na reunião do Consórcio Nordeste em Brasília, realizada nesta segunda-feira (25), com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou que a mudança de matriz energética é uma oportunidade histórica e de justiça social para o Brasil e o Nordeste.

“O memorando é para aproveitarmos a experiência do Banco Mundial e aplicar em nosso projeto de desenvolvimento para o Hidrogênio Verde no Ceará, para colhermos as experiências que o Banco tem em outros lugares do mundo” disse.

Segundo ele, o Ceará está avançando na implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O estado já conta com um financiamento do Banco Mundial, no valor de R$ 600 milhões, para modernização do Porto do Pecém.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou da assinatura do memorando. (Foto: Carlos Gibaja/Gov do Ceará)

Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil, afirmou que a assinatura é um passo importante de uma caminhada que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da Região. “Para nós, do Banco Mundial, esperamos que a Região Nordeste do Brasil se torne um líder global deste desafio”, pontuou.

O governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo, também falou do potencial do Nordeste. “Sabemos que a nossa Região pode ser a grande protagonista da produção de hidrogênio verde. É preciso que tudo isso aconteça de forma harmônica e regulamentada. Esse memorando permitirá a criação de ambiente propício para a fase de transição energética, com o compartilhamento de expertises”, avaliou.

Também estavam na pauta da reunião do Consórcio Nordeste os leilões de linhas de transmissão e a prorrogação de benefícios tributários de investidores na economia verde. “Só no Ceará estamos falando de mais de R$ 10 bilhões que precisam dessas decisões do Governo Federal para a formação de parques eólicos e parques solares. Por isso, a importância do diálogo com o Governo Federal, por meio do ministro Alexandre [Silveira], de Minas e Energia”, reforçou Elmano de Freitas.

A cooperação estabelece as seguintes ações: 

– desenvolver mecanismos financeiros que permitam futuros projetos relacionados com hidrogênio de baixo teor de carbono e à preservação do bioma Caatinga; 

– explorar eventuais oportunidades de projetos de energia solar, água e saneamento; 

– promover a troca de experiências, conhecimentos e financiamento de infraestrutura pública digital para a expansão da conectividade, o desenvolvimento de plataformas digitais, melhores práticas em segurança cibernética e fomentar o desenvolvimento de habilidades digitais.

Com informações do Governo do Ceará.

15
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site berg (19)
Organização do Fortal afirma que embargo sofrido afeta menos de 10% da área do evento
sarto ordem de serviço mercado central
Sarto assina Ordem de Serviço do Mercado Central de Fortaleza nesta sexta (17)
foto site berg (16)
“Vamos continuar em greve e intensificar nossas ações”: greve dos docentes das universidades federais do Ceará é mantida
etufor-realiza-fusao-de-linhas-de-onibus-nos-bairros-aracape-e-passare-em-fortaleza-scaled-2
Sarto anuncia 52 novos ônibus e 10 novas rotas em Fortaleza a partir desta quinta (16)
logo-urbnews-redondo