Buscando ensinar adultos que nunca aprenderam a andar de bicicleta, o Projeto Bike Anjo vem mostrando que a rede de solidariedade pode sim fazer a diferença.
E é assim que, pelo menos uma vez no mês, vários voluntários se juntam na Cidade da Criança, em Fortaleza, para compartilhar formas de aprendizado que ajudem as pessoas a aprenderem a andar de bicicleta de forma rápida e didática.
Por isso, a UrbNews foi conferir de perto como o “Escola Bike Anjo”, uma das diversas atividades do projeto, funciona. Um dos coordenadores do projeto em Fortaleza, Felipe Alves, contou que além das aulas de bike, o projeto também auxilia na indicação de trajetos, orientações para recém-ciclistas e muitas outras atividades.
“O Bike Anjo é uma organização que tem aqui em Fortaleza, em várias outras cidades do Brasil e até em outros países”, conta Felipe. “A gente vai o acompanhamento para ajudar a traçar a melhor reta para quem já sabe pedalar, mas não tem experiência no trânsito”.
Partindo para a prática, a repórter da UbrNews, Maria Eduarda Andrade, se colocou no lugar de aprendiz e conseguiu aprender a andar de bicicleta. Confira como foi:
Bike Anjo pelo Brasil
A capital alencarina não é a única felizarda a receber o projeto. Outras cidades pelo Brasil também contam com o apoio do Bike Anjo e das atividades que ele desenvolve.
Na lista de lugares com representantes do Bike Anjo estão Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, NIterói, Natal, Manaus, Porto Alegre, Brasília, Belém, Pernambuco, Espírito Santo, Curitiba, Campina Grande, Belo Horizonte, São Luís, Campinas, Teresina, Volta Redonda, Sergipe e João Pessoa.