Morreu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos, o ator irlandês Michael Gambon, conhecido por ter dado vida ao Professor Alvo Dumbledore em seis dos oito filmes da franquia “Harry Potter”. O ator morreu pacificamente no hospital ao lado da família depois de contrair uma pneumonia. Ele deixa esposa e filho.
Sir Michael Gambon nasceu em Dublin, na Irlanda. Começou sua carreira como um dos membros originais do Royal National Theatre, em Londres, e atuou em diversas peças de Shakespeare, incluindo Otelo, Hamlet e Macbeth.
Ao longo de sua carreira de cinco décadas, trabalhou ainda no rádio, na TV e no cinema. Por suas performances, venceu cinco Baftas, o “Oscar” da Grã-Bretanha. Em 1998, recebeu o título de cavalheiro pelos seus serviços à indústria do entretenimento.
Gambon ganhou projeção mundial e uma legião de fãs ao assumir o manto do Professor Dumbledore, em 2004, no filme “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. Ele substituiu Richard Harris, que interpretou o mentor nos dois primeiros filmes antes de falecer em 2002.