MENU

Lula passa por cirurgia para corrigir artrose no quadril em hospital de Brasília

O presidente deve ficar internado no hospital até terça-feira (3). Não há previsão de que o vice Geraldo Alckmin assuma a Presidência nesse período.
Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde permanecerá durante quatro semanas se recuperando totalmente do procedimento. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde permanecerá durante quatro semanas se recuperando totalmente do procedimento. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Na manhã desta sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde será submetido a um procedimento cirúrgico para restaurar a articulação do quadril. O horário exato do procedimento não foi informado, mas ao fim do dia está prevista coletiva de imprensa com a equipe médica. 

Lula tem artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento. Nos últimos meses, o presidente vem se queixando de dores com mais frequência e está otimista com o resultado do procedimento.

A cirurgia, com anestesia geral, é de baixo risco e deve durar algumas horas. O presidente deve ficar internado no hospital até terça-feira (3). Não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência da República nesse período.

Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde permanecerá durante quatro semanas se recuperando totalmente do procedimento. Lula deve andar com o auxílio de muletas e não fará nenhuma viagem no período de quatro a seis semanas após a cirurgia, segundo a assessoria da Presidência. 

O próximo compromisso internacional deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, entre 4 e 5 de dezembro.

A cirurgia

O procedimento cirúrgico ao qual Lula será submetido consiste na implantação de duas próteses no quadril. A primeira é colocada na região da bacia, com a segunda localizada no fêmur e sendo fixada com cimento ortopédico. Após as implementações, o corte na região é fechado e a operação finalizada.

Segundo especialistas, não há necessidade do paciente ir para a UTI, mas para o presidente, esse cuidado deverá ser tomado por até 24 horas. O procedimento foi eleito a “cirurgia do século 20”, pois, apesar de ser complexa, é rápida e com recuperação simples.

Com informações da Agência Brasil

38
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Fortal de 2025 já tem data confirmada; veja o que se sabe sobre o evento próximo ano
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Confusão por revezamento de aparelho causa briga em academia de Fortaleza; veja vídeo
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Pré-carnaval em Fortaleza: confira a programação para janeiro e fevereiro 
Lugares Pet Friendly para levar seus bichos de estimação em Fortaleza
Veja o que abre e o que fecha em Fortaleza nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Notícias relacionadas:

IMG_4847
Brasil
Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula
IMG_4843
Brasil
Ministro Fux interrompe julgamento de mulher que pichou 'perdeu, mané'
SUS passa a oferecer remédio mais caro do mundo que custa em torno de R$ 7 milhões
Brasil
SUS passa a oferecer remédio mais caro do mundo que custa em torno de R$ 7 milhões
‘Buraco no céu’ chama atenção de moradores de cidade no litoral de São Paulo
Brasil
‘Buraco no céu’ chama atenção de moradores de cidade no litoral de São Paulo
logo-urbnews-redondo