MENU

Lula passa por cirurgia para corrigir artrose no quadril em hospital de Brasília

O presidente deve ficar internado no hospital até terça-feira (3). Não há previsão de que o vice Geraldo Alckmin assuma a Presidência nesse período.
Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde permanecerá durante quatro semanas se recuperando totalmente do procedimento. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde permanecerá durante quatro semanas se recuperando totalmente do procedimento. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Na manhã desta sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde será submetido a um procedimento cirúrgico para restaurar a articulação do quadril. O horário exato do procedimento não foi informado, mas ao fim do dia está prevista coletiva de imprensa com a equipe médica. 

Lula tem artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento. Nos últimos meses, o presidente vem se queixando de dores com mais frequência e está otimista com o resultado do procedimento.

A cirurgia, com anestesia geral, é de baixo risco e deve durar algumas horas. O presidente deve ficar internado no hospital até terça-feira (3). Não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência da República nesse período.

Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde permanecerá durante quatro semanas se recuperando totalmente do procedimento. Lula deve andar com o auxílio de muletas e não fará nenhuma viagem no período de quatro a seis semanas após a cirurgia, segundo a assessoria da Presidência. 

O próximo compromisso internacional deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, entre 4 e 5 de dezembro.

A cirurgia

O procedimento cirúrgico ao qual Lula será submetido consiste na implantação de duas próteses no quadril. A primeira é colocada na região da bacia, com a segunda localizada no fêmur e sendo fixada com cimento ortopédico. Após as implementações, o corte na região é fechado e a operação finalizada.

Segundo especialistas, não há necessidade do paciente ir para a UTI, mas para o presidente, esse cuidado deverá ser tomado por até 24 horas. O procedimento foi eleito a “cirurgia do século 20”, pois, apesar de ser complexa, é rápida e com recuperação simples.

Com informações da Agência Brasil

19
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Prefeitura de São Luís celebra aniversário da cidade com semana de shows e grandes atrações
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
‘Evidências do Amor’, filme estrelado por Sandy e Fábio Porchat, tem ar de comédia romântica clássica
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Teresina não terá aumento da passagem de ônibus, anuncia secretaria
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva

Notícias relacionadas:

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul
Brasil
Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul
Brasil deve virar um dos locais mais quentes do mundo nesta semana; entenda
Brasil
Brasil deve virar um dos locais mais quentes do mundo nesta semana; entenda
WhatsApp Image 2024-09-09 at 18.01.17
Brasil
Helicóptero com três pessoas cai e pega fogo em Caruaru
NOTICIAS-6 (1)
Brasil
Influenciadora Deolane Bezerra deixa cadeia no Recife e ficará em prisão domiciliar
logo-urbnews-redondo