MENU

Lula passa por cirurgia para corrigir artrose no quadril em hospital de Brasília

O presidente deve ficar internado no hospital até terça-feira (3). Não há previsão de que o vice Geraldo Alckmin assuma a Presidência nesse período.
Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde permanecerá durante quatro semanas se recuperando totalmente do procedimento. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde permanecerá durante quatro semanas se recuperando totalmente do procedimento. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Na manhã desta sexta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde será submetido a um procedimento cirúrgico para restaurar a articulação do quadril. O horário exato do procedimento não foi informado, mas ao fim do dia está prevista coletiva de imprensa com a equipe médica. 

Lula tem artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento. Nos últimos meses, o presidente vem se queixando de dores com mais frequência e está otimista com o resultado do procedimento.

A cirurgia, com anestesia geral, é de baixo risco e deve durar algumas horas. O presidente deve ficar internado no hospital até terça-feira (3). Não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência da República nesse período.

Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, onde permanecerá durante quatro semanas se recuperando totalmente do procedimento. Lula deve andar com o auxílio de muletas e não fará nenhuma viagem no período de quatro a seis semanas após a cirurgia, segundo a assessoria da Presidência. 

O próximo compromisso internacional deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, entre 4 e 5 de dezembro.

A cirurgia

O procedimento cirúrgico ao qual Lula será submetido consiste na implantação de duas próteses no quadril. A primeira é colocada na região da bacia, com a segunda localizada no fêmur e sendo fixada com cimento ortopédico. Após as implementações, o corte na região é fechado e a operação finalizada.

Segundo especialistas, não há necessidade do paciente ir para a UTI, mas para o presidente, esse cuidado deverá ser tomado por até 24 horas. O procedimento foi eleito a “cirurgia do século 20”, pois, apesar de ser complexa, é rápida e com recuperação simples.

Com informações da Agência Brasil

11
Compartilhe:
Mercado
Clima/Tempo
Mais Lidas
Governo do Ceará combate a insegurança alimentar no Estado com o Programa Ceará Sem Fome
Ceará Credi transforma pessoas e a economia por meio de incentivo a pequenos empreendedores
Mais de 1000 Cozinhas Ceará Sem Fome levam alimento diário a famílias em todo o Estado
A história que você não conhece: a ligação de uma cidade cearense à Independência do Brasil
Conheça as 8  fotos mais famosas do mundo e a história por trás de cada uma delas
Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Norte e Nordeste no ranking de matrículas na Educação Inclusiva
Relíquias de Santa Teresinha poderão ser visitadas por Fortaleza a partir desta quinta (25)
Confira os horários das missas nas paróquias de Fortaleza durante a Semana Santa
Confira a programação de 13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, nesta segunda-feira
Nova série da Urbnews traz vidas transformadas por ações do Governo do Ceará

Notícias relacionadas:

foto site (39)
Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27
foto site berg (52)
IBGE: quase 94% da população brasileira se vacinou contra covid-19
Fotos
Magda Chambriard assume presidência da Petrobras após aprovação do conselho
Fotos (3)
Novo alerta de emergência para chuvas deve operar até dezembro no Sul e Sudeste
logo-urbnews-redondo