Dois grupos de professores da Rede Municipal de Ensino irão expandir a educação cearense para além da sala de aula, embarcando em um intercâmbio pedagógico com destino ao continente europeu. A primeira viagem já acontece neste sábado (30).
A ação faz parte da primeira edição do programa Professores Sem Fronteiras, que será o responsável por levar uma comitiva de 50 educadores para França e Espanha por duas semanas. Este é mais um passo dado pela valorização docente da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME).
Os educadores selecionados participaram de um curso pré-viagem durante toda essa semana, na Academia do Professor Darcy Ribeiro, onde compartilharam experiências e aprenderam mais sobre o funcionamento do intercâmbio. Também tiveram aulas e oficinas sobre a língua, a cultura, e os modelos educacionais dos países a serem visitados.
Os primeiros 25 professores irão embarcar para a França na tarde deste sábado, retornando daqui a 15 dias. Já o segundo grupo, também com o mesmo número de docentes, seguirá para a Espanha na segunda quinzena de outubro.
Histórias de experiência
A professora da rede pública Rosane Azevedo foi uma das educadoras selecionadas para participar do intercâmbio rumo à França. Ela contou à UrbNews mais um pouco sobre o processo de seleção a partir do edital lançado pela SME e também das suas experiências que a ajudaram a conseguir essa oportunidade.
“Eu fiquei sabendo do edital pelo repasse feito pela diretora da minha escola, mas também por amigas de profissão que sempre souberam desse sonho meu de viajar para a Europa. Eu sempre achei que fosse algo impossível, mas estou muito feliz com essa grande oportunidade”, comenta.
Um dos pré-requisitos do edital para a seleção era de que o professor interessado no programa deveria ter publicado e divulgado algum projeto que tivesse relação com a Educação de Fortaleza. Por sorte, a docente possuía um trabalho em seu currículo perfeito para essa categoria e que muito ajudou a garantir sua aprovação.
Em 2018, as crianças da turma da professora Rosane Azevedo desenvolveram uma peça teatral, realizando uma iniciativa de protagonismo infantil. O intuito foi fazer com que a turma aprendesse melhor o conteúdo dado em sala de aula junto do toque mágico da arte. A turminha até chegou a apresentar a história no Cineteatro São Luís, com a participação especial do então prefeito Roberto Cláudio.
Os resultados desse projeto foram relatados em um artigo escrito pela educadora, que foi publicado pelo programa Professor Autor, em 2019. Ela também apresentou seu trabalho em dois seminários, tanto da Rede Municipal, quanto da Rede Estadual, em parceria com o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC).
“Foi uma grande surpresa e satisfação para mim saber que fui selecionada para o programa. É uma iniciativa incrível da Prefeitura. Eu tenho quase 23 anos de município e foi a primeira vez que eu me senti tão valorizada pelo meu trabalho. Para mim, era algo inalcançável, principalmente para professores de Ensino Básico e Infantil “, celebra a educadora.
Rosane Azevedo embarca junto da comitiva que irá à França, e vai com o coração cheio de felicidade e expectativas. Além de conhecer outro país, junto de seus costumes e cultura, sua mente de professora espera ansiosamente para conhecer outros projetos de educação e iniciativas voltadas ao aprendizado de estudantes de todas as idades em todo o globo.